Do direito de fazer o bem: Os contribuintes brasileiros têm a oportunidade de ajudar pessoas afetadas por desastres naturais por meio de suas declarações de Imposto de Renda. Essa é uma forma eficaz de atuar socialmente, direcionando parte do imposto devido para quem realmente precisa, como as vítimas das recorrentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Imagem: Internet.
Recentemente, o estado sulista enfrentou uma tragédia climática severa, com chuvas intensas que causaram inundações e deixaram um saldo de 169 mortes, além de afetar diretamente 2,3 milhões de pessoas. Diante dessa calamidade, a destinação de doações via declaração do Imposto de Renda pode ser uma grande aliada.
Por Que Doar Através da Declaração do Imposto de Renda?
Doar parte do imposto devido diretamente na declaração é uma maneira prática e garantida pelo governo federal de apoiar causas sociais importantes. Segundo dados recentes, quase 25% de todas as doações feitas dessa forma em 2024 foram destinadas ao Rio Grande do Sul. Comparativamente, o total recebido pelo estado sofreu um aumento significativo em relação ao ano anterior, o que demonstra a solidariedade crescente dos contribuintes brasileiros.
Como Funciona a Doação Diretamente na Declaração?
Antonio Gil, especialista em impostos da EY, explica que o contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos regulamentados – 3% para o Estatuto da Criança e do Adolescente e 3% para o Estatuto do Idoso. Esse processo é exclusivo para aqueles que optam pelo modelo completo da declaração.
Passos Para Fazer Sua Doação:
- Acesse a ficha “Doações diretamente na declaração” em seu programa gerador do IR.
- Escolha o fundo e o local para onde deseja enviar sua contribuição (nacional, estadual ou municipal).
- Informe o valor que deseja doar e o programa verificará se está dentro do limite permitido.
- Imprima o DARF gerado e efetue o pagamento até o dia 31 de maio.
Perguntas Frequentes Sobre Doações no IR
- Já enviei a declaração, ainda posso doar? Sim, você pode modificar sua declaração através de um envio retificador.
- E se eu tiver direito à restituição? A doação pode, de fato, aumentar o valor a ser restituído ou diminuir o imposto a pagar.
- Como escolho o destinatário da minha doação? Você pode escolher durante o preenchimento da declaração, definindo o nível (municipal, estadual ou nacional) e o tipo de fundo (crianças e adolescentes ou idosos).
Contribuir com parte do seu Imposto de Renda é, portanto, uma forma eficaz e segura de auxiliar populações vulneráveis e promover o bem-estar social. Não somente você estará ajudando quem precisa, como também estará exercendo sua cidadania de maneira responsável e consciente.