Nesta terça-feira (04), o Ibovespa opera de lado e no momento está com queda de 0,39%, aos 121.550,01 pontos. Ontem, o índice terminou com uma leve queda e tenta sustentar os 122 mil pontos no dia de hoje.
O mercado repercute o crescimento acima do esperado da economia brasileira e também aguarda o relatório de emprego dos EUA.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024 ante o trimestre anterior. O indicador brasileiro na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,5%, e ficou dentro do esperado pelo consenso LSEG de analistas.
Além do dado, os investidores guardam detalhes sobre medidas compensatórias do governo e da reforma tributária.
Nos Estados Unidos, o mercado se volta para o relatório de emprego dos EUA, a ser divulgado logo mais, além de reagir aos dados fracos do setor manufatureiro levantaram novas preocupações sobre a força da economia norte-americana. Com isso, os futuros em Wall Street operam em baixa.
Na velho continente, os principais índices europeus abriram sua sessão nesta manhã e operam no vermelho, sendo pressionadas por petrolíferas e com cautela pré-BCE.
Por fim, os principais índices do continente asiático fecharam sem direção única, porém o destaque vai para as ações da China, que avançaram com os investidores aguardando o anúncio em um fórum de alto nível em Xangai de mais medidas favoráveis ao mercado.