O Grupo Casas Bahia (BHIA3) não conseguiu se manter no Ibovespa, sendo substituído pela Vivara (VIVA3) na terceira prévia do índice para o quadrimestre entre maio e agosto de 2024.

Imagem: Internet.
Enquanto a ação da Casas Bahia vai para o “banco de reservas” da bolsa, a Vivara foi confirmada como a mais nova titular do Ibovespa, com o rebalanceamento do índice previsto para entrar em vigor na próxima segunda-feira (6).
A entrada da Vivara no Ibovespa já era esperada, porém, a surpresa veio com a exclusão da Casas Bahia. A varejista acelerou um grupamento de ações no fim de 2023 para permanecer no Ibovespa, mas a exclusão pode estar relacionada com a recuperação extrajudicial anunciada recentemente, que envolve um acordo com o Bradesco e o Banco do Brasil para postergar o pagamento de dívidas.
Essa movimentação coloca os papéis da Casas Bahia na mesma situação de outras empresas, como Americanas (AMER3), Oi (OIBR3) e Gol (GOLL4), que têm liquidez, mas não estão presentes em nenhum índice.
O Ibovespa continuará com 86 ações de 83 empresas brasileiras, mantendo as cinco ações mais relevantes da nova carteira teórica: Vale (VALE3), Petrobras PN (PETR4), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras ON (PETR3) e Banco do Brasil (BBAS3).