O Concurso Nacional Unificado (CNU), uma das maiores seleções públicas do país, passou por uma significativa alteração em seu cronograma que agitou os milhares de candidatos inscritos. Originalmente marcado para o mês de maio, o concurso teve que ser adiado devido a circunstâncias adversas, mas já tem nova data definida. Entenda todos os detalhes e prepare-se para a nova data de aplicação das provas.

(Imagem: Internet).
Por que as provas do CNU foram adiadas?
A decisão de adiar as provas, que afetou mais de dois milhões de candidatos, foi tomada após severas chuvas e estado de calamidade pública declarado no Rio Grande do Sul, comprometendo a logística e a igualdade de condições para todos os inscritos. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu um comunicado ressaltando a importância de garantir que todos os participantes pudessem realizar o exame em condições justas e seguras.
Quando e onde ocorrerão as novas provas do CNU?
As novas provas estão marcadas para o dia 18 de agosto e ocorrerão em 228 cidades por todo o Brasil. A escolha dos locais permanece a mesma definida no ato da inscrição, garantindo que os candidatos não precisarão alterar seus planos logísticos drasticamente. Vale ressaltar que os cartões de confirmação, contendo todas as informações de local e horários específicos, serão disponibilizados no dia 7 de agosto através da página do concurso.
Quais são os novos horários das provas do CNU?
No turno da manhã, os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, com início das provas às 9h e término às 11h30, estendendo-se até 12h30 para aqueles com tempo adicional autorizado. No período da tarde, os portões abrirão às 13h, fechando às 14h, com início às 14h30 e conclusão às 18h, e até as 19h para aqueles que requereram tempo adicional.
Estrutura das Provas
Nas provas de nível superior e médio, os candidatos enfrentarão questões objetivas e, para alguns blocos, também questões discursivas ou redação, dependendo do nível de escolaridade e do bloco do cargo escolhido. Estritamente falando, o rigor na avaliação será mantido, com critérios de eliminação para quem não alcançar ao menos 40% de aproveitamento nas provas de Conhecimentos Gerais ou Específicos, bem como nota zero nas provas discursivas.
Possibilidade de devolução da taxa de inscrição
Uma questão crucial para muitos é a possibilidade de reembolso da taxa de inscrição, especialmente para aqueles que decidirem não participar mais do concurso devido à mudança de datas. O MGI esclareceu que, por ora, não há previsão para tal solicitação, salvo em casos de problemas específicos ocorridos durante a aplicação das provas.
No entanto, a retificação da data é uma oportunidade para os candidatos reorganizarem seus estudos e maximizarem a preparação. Com novos planos em vista, restam menos de três meses para o grande dia, uma chance para aprofundar os conhecimentos e enfrentar este desafio com renovada preparação.
- Confira sempre o site oficial do concurso para atualizações.
- Organize seu material de estudo de acordo com o novo cronograma.
- Mantenha a calma e foque na sua preparação.
A espera extra pode ser uma benção disfarçada para aqueles que desejam chegar no dia do concurso ainda mais preparados. Ajuste seus planos e estude diligentemente. Agosto está logo ali!