O Programa Pé-de-Meia é uma estratégica iniciativa distribuída no Caixa Tem e destinada a combater a evasão escolar entre jovens de famílias de baixa renda. Ancorado no apoio financeiro, o programa se propõe a diminuir a necessidade de adolescentes e jovens trabalharem, permitindo que se concentrem integralmente em seus estudos.
A criação deste programa reconhece a importância de apoiar estudantes que, de outra forma, poderiam abandonar a escola para contribuir economicamente com suas famílias. Portanto, o valor agregado de manter os jovens em sala de aula transcende o aspecto educacional, gerando um impacto positivo duradouro tanto na economia quanto na sociedade.
Quem pode se Beneficiar do Pé-de-Meia no Caixa Tem?
Para se aproveitar dos benefícios do Pé-de-Meia, há critérios bem definidos: os interessados devem ter de 14 a 24 anos, estar matriculados em uma escola pública e apresentar pelo menos 80% de frequência nas aulas. Adicionalmente, é necessário possuir um CPF ativo, estar registrado no Cadastro Único do Governo Federal e ser um beneficiário ativo do Bolsa Família para receber o saque no Aplicativo do Caixa Tem.

Como Funcionam os Pagamentos do Programa?
O Programa Pé-de-Meia organiza seus benefícios em várias categorias para impulsionar o desempenho escolar durante o ano letivo. A estrutura inclui:
- Incentivo-Matrícula: uma entrada financeira única para estudantes recém-matriculados;
- Incentivo-Frequência: um pagamento mensal atrelado à assiduidade escolar do aluno;
- Incentivo-Conclusão: uma bonificação pela conclusão exitosa do ano escolar;
- Incentivo Enem: uma adição de R$ 200 para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio.
Gestão e Acesso aos Benefícios do Pé-de-Meia
A supervisão do Programa Pé-de-Meia é facilitada pelo aplicativo Caixa Tem, desenvolvido inicialmente para atender demandas financeiras durante a pandemia de Covid-19. Este aplicativo não só gerencia o pagamento dos incentivos, como também oferece funcionalidades extras como acesso a outras assistências sociais, serviços bancários e informativos do MEC através do aplicativo Jornada do Estudante.
Os menores de 18 anos precisam de uma autorização de um adulto responsável para mover fundos ou usar o aplicativo. Você pode conseguir essa permissão facilmente em qualquer agência da Caixa ou diretamente através do Caixa Tem. Após atingir a maioridade, os alunos recebem acesso automático, sem necessidades adicionais de autorização.
Com uma engenhosa configuração de suportes e diretrizes claras, o Programa Pé-de-Meia não apenas fortalece a trajetória educacional dos jovens, mas também assegura um esquemático uso dos recursos governamentais, enfatizando a importância da educação na construção de um futuro mais promissor para jovens carentes no Brasil.