Uma oportunidade de transformar parte do seu imposto devido em uma ação de solidariedade. No Imposto de Renda 2024, os contribuintes têm a possibilidade de destinar parte do imposto devido para fundos de assistência a crianças, adolescentes e idosos no Rio Grande do Sul. Mas, como funciona esse processo e como você, mesmo não residindo nesse local, pode contribuir? Vamos desmistificar esse procedimento.
Como Funciona a Doação Direta na Declaração do Imposto?

A doação via declaração do IR permite que até 3% do valor devido seja encaminhado para iniciativas de assistência social, respeitando o limite total de até 6%. Este valor pode ser redirecionado tanto para o suporte de crianças e adolescentes quanto para a assistência aos idosos. Este é um gesto de grande importância, que fortalece programas e ações em benefício desses grupos vulneráveis.
Atenção: É fundamental que todas as doações sejam canalizadas através dos fundos indicados pelos governos estadual e municipal, garantindo assim a eficácia e a legalidade do processo.
O que é Necessário para Destinar Parte do Seu Imposto?
Para quem já está planejando a declaração de imposto de renda, é possível fazer a doação diretamente no programa da Receita Federal, através de um processo bastante simples:
- Acesse a área de preenchimento da declaração e localize a seção “Doações diretamente na declaração”.
- Escolha o tipo de fundo e a região para a qual pretende destinar sua ajuda.
- Informe o valor que deseja doar, dentro do limite legal.
- Finalize sua declaração e gera o Darf para o pagamento da doação.
É uma maneira prática e direta de contribuir com quem precisa, utilizando recurso que seria destinado ao governo, mas que, desta forma, tem uma aplicação social imediata.
Quais Benefícios Fiscais Estão Associados às Doações?
Além do impacto social significativo, realizar doações através do imposto de renda permite que você reduza o montante de imposto a pagar ou aumente sua restituição. Isso sem contar que as doações são corrigidas pela taxa Selic no ato da restituição, o que implica não apenas em um ato beneficente, mas também em uma escolha inteligente sob a ótica fiscal.
Cuidados e Procedimentos
Mesmo com a facilidade do processo, é importante estar atento a alguns detalhes:
- O prazo para realizar a doação vai até o último dia de entrega da declaração do imposto de renda.
- Caso você já tenha enviado sua declaração e deseje realizar uma doação, será necessária a entrega de uma declaração retificadora.
- As doações são limitadas a 6% do valor do imposto devido, sendo 3% para cada tipo de fundo beneficente.
- É necessário que o pagamento do Darf seja efetuado até a data limite estipulada pela Receita Federal.
Contribuir para fundos de assistência é uma forma de exercer cidadania fiscalmente responsável, promovendo a melhoria direta na qualidade de vida de muitos. Aproveite essa chance para fazer a diferença enquanto cuida de suas obrigações fiscais.