A Great Wall Motors (GWM), tradicional montadora chinesa, avança firmemente em seus planos de estabelecer uma forte presença no Brasil. Em uma visita exclusiva à sua sede em Baoding, China, pudemos conversar com executivos e conhecer de perto os próximos passos que a empresa pretende implementar em território brasileiro.
Em um tour pelas instalações, que incluiu uma visita à fábrica com impressionante capacidade de produção de 1 milhão de unidades por ano, foram reveladas estratégias que vão muito além da simples exportação de modelos. Segundo Ricardo Bastos, Diretor da GWM do Brasil, a adaptação ao gosto e às necessidades do consumidor brasileiro é prioridade. “Colocamos o cliente em primeiro lugar, o que significa adequar cada detalhe dos nossos produtos ao mercado brasileiro”, explicou Bastos.
Quais Modelos da GWM Chegarão ao Brasil?

A montadora planeja trazer para o Brasil modelos das linhas Tank, Haval, WEY e Ora, inicialmente através de importação e, posteriormente, com produção nacional na planta de Iracemápolis, São Paulo. O destaque será o Haval H6, um SUV que será o primeiro veículo produzido na nova fábrica brasileira. O modelo será oferecido nas versões híbrida e híbrida plug-in inicialmente a gasolina, com conversão para flex planejada a médio prazo.
Novos Modelos em Destaque:
- Haval H4: Inspirado no conhecido Jolion, surge como um forte candidato a ser o próximo modelo nacional da GWM.
- Picape Poer: Conhecida por sua robustez, será lançada no Brasil em versão híbrida plug-in (PHEV) no começo de 2025.
- Tank 400: SUV com foco off-road que impressiona pelo luxo e recursos tecnológicos, planejado para ser lançado ainda este ano.
Adaptações e Lançamentos: Estratégias da GWM para Conquistar o Mercado Brasileiro
A GWM demonstra não apenas o desejo de expandir sua atuação, mas também de integrar-se ao estilo de vida brasileiro. Adaptar cada modelo às especificidades do mercado brasileiro é apenas uma das frentes de atuação da montadora, que inclui uma garantia eficiente de peças de reposição e serviços, conforme destacado por Bastos. “Priorizamos um grande estoque para minimizar a estratégia aérea, essencial para a redução de eventuais atrasos na entrega de peças”, enfatizou.
A introdução da linha WEY está planejada para elevar o padrão de luxo e tecnologia da GWM no Brasil. O modelo WEY 07, apresentado com destaque no Salão de Pequim, é um SUV de luxo que promete espaços generosos e acabamento sofisticado. A chegada dessa linha sublinha a intenção da GWM de segmentar sua oferta, atingindo também o mercado de alto padrão.
O Futuro da GWM no Brasil: Perspectivas e Expectativas
Ambição não falta para a GWM quando se trata de consolidar sua presença no Brasil. Com um planejamento estratégico que envolve a introdução de modelos inéditos e investimentos significativos na produção local, a montadora chinesa se prepara para um cenário promissor. A combinação de tecnologia, luxo e adaptação cultural promete ser a chave para o sucesso da GWM no competitivo mercado automotivo brasileiro.
Diante de um cenário de inovações e investimentos, o mercado automobilizado brasileiro passará a contar, muito em breve, com opções diferenciadas que poderão mudar o panorama de oferta de veículos. A GWM mostra que está não apenas pronta para entrar no mercado, mas para transformá-lo.