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Início Opinião

Por que ainda existe preconceito contra o lucro?

Existem anticapitalistas de montão por aí, disfarçando a repulsa ao lucro de uma transação como se fosse uma espécie de preocupação social.

Por Aluizio Falcão Filho
29 de maio de 2024
Em Opinião
Por que ainda existe preconceito contra o lucro?

Foto: reprodução Money Report

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Meu avô materno sempre ganhou a vida como empreendedor. Até hoje lembro da pequena metalúrgica que ele mantinha no terreno contíguo à sua casa, no bairro recifense da Jaqueira (hoje uma vizinhança chique da capital pernambucana). Quando se aposentou, seu Manoel resolveu montar uma lojinha que vendia frango e ovos. Certa vez, já adolescente, fiquei ao seu lado no caixa, e ele me mostrou como estabelecia o preço de cada produto para calcular seu lucro. Tinha orgulho de seu estabelecimento e vibrava quando o faturamento diário era alto.

Ele ficaria estarrecido com o preconceito que muitos esquerdistas ainda carr egam, nos dias de hoje, contra a lucratividade das empresas. Não deixa de ser irônico: os maiores símbolos do comunismo, Rússia e China, se renderam – cada um à sua maneira – ao capitalismo. Mesmo assim, existem anticapitalistas de montão por aí, disfarçando a repulsa aos ganhos líquidos de uma transação como se fosse uma espécie de preocupação social.

Por que ainda existe preconceito contra o lucro?
Foto: reprodução Money Report

Tomemos as declarações do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em uma entrevista coletiva ocorrida esta semana em Belo Horizonte. Ele disse o seguinte: “A Petrobras precisa ter 100% ou 200% de [alta de] lucro? No governo anterior, chegou a ser distribuído mais dividendo do que lucro líquido registrado. Por que isso? Porque os ativos eram vendidos e distribuídos como lucro”.

Pergunta-se: e daí?

Se determinado ativo de uma companhia é vendido, seria errado que o acionista desta empresa receba um quinhão por conta da operação? Vamos responder, para que não pairem dúvidas: não, não é errado. O ministro, nesta mesma declaração, também questiona o crescimento da lucratividade da Petrobras. Ele aparentemente não considera justo que a petroleira dobre ou triplique sua lucratividade.

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Pergunta-se novamente: e daí?

Qual é o problema em aumentar a produtividade, melhorar a eficiência ou mesmo vender ativos de uma empresa? Onde está o pecado em buscar um lucro cada vez maior, desde que se respeite a lei e as boas normas de governança, sem abusos aos colaboradores e fornecedores? Por que não se pode buscar resultados melhores?

A impressão que se tem é a de que o ministro deve ter, em sua cabeça, uma tabela para definir o que é justo em termos de lucratividade crescente. Talvez o lucro de uma companhia possa crescer 20% — mas 100% ou 200% já seria algo proibido ou condenável.

Infelizmente, Silveira não é o único dentro do governo a destilar seu antiquado preconceito contra o lucro – ou imaginar a possibilidade de tabelar um lucro que seria visto como justo pela sociedade. Essa repulsa, na verdade, tem início à aversão que os esquerdistas sentem em relação aos empresários.

Lembremos, porém, que é o empresariado quem paga os impostos que sustentam o Estado – os mesmos empresários que o governo, em sua sanha arrecadatória, quer sufocar para sustentar uma estrutura mastodôntica e pantagruélica.

Não fossem as famílias empreendedoras deste país e as grandes corporações internacionais instaladas aqui, não teríamos a figura do lucro que permite o funcionamento de toda a estrutura estatal, assim como seus programas sociais. O lucro e os empresários merecem respeito, não ataques. Precisamos varrer essas intolerâncias retrógradas do Brasil e investir para valer em uma economia de mercado – ou em ministros com uma mentalidade mais moderna que a de Silveira.

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Tags: nelogicapublieditorial
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