Nesta quarta-feira (29) véspera do feriado, o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,78%, aos 122.810,09 pontos. Ontem o índice brasileiro não sustentou a alta no começo do pregão e acabou recuando 0,58%.
O mercado reage aos dados brasileiros divulgados e aguarda os dados americanos, como PIB e PCE.
No cenário local, a Fundação Getúlio Vargas divulgou nesta quarta-feira (29), que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,89% em maio depois de ter avançado 0,31% no mês anterior. O indicador veio acima da expectativa em pesquisa com analistas de alta de 0,84%. Por fim, o IGP-M tem alta de 0,28% no ano e queda de 0,34% nos últimos 12 meses.
Outro dado importante, foi o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que informou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,5% por cento nos três meses até abril. A mediana das previsões em pesquisa era de que a taxa ficaria em 7,7% no período.
Além disso, o Banco Central brasileiro divulgou que a dívida pública bruta do Brasil como proporção do PIB chegou a 76,0% em abril, de 75,7% no mês anterior.
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam em queda nesta manhã, antes da divulgação do Livro Bege do Fed e comentários dos integrantes do Federal Reserve (Fed).
No velho continente, os principais índices operam em queda nesta manhã, com os investidores se concentrando nas perspectivas das taxas de juro e atentos ao aumento dos rendimentos dos títulos globais, além de aguardar dados americanos.
Por fim, o pregão na Ásia terminaram o seu pregão majoritariamente em baixa nesta quarta-feira, após o comportamento misto de Wall Street ontem na volta do feriado.