Você acredita que é possível ficar rico investindo em ações? Pois se a resposta for “não”, você precisa conhecer a história deste zelador que se tornou milionário – e não foi jogando na loteria.
A história real de Ronald Read foi contada pela equipe da EQI Investimentos. Read trabalhou como zelador até falecer em 2014, aos 92 anos, deixando uma fortuna de US$ 8 milhões (que equivale a R$ 40 milhões atualmente) – sem que ninguém soubesse que ele era rico, nem mesmo a sua família.
Nascido em outubro de 1921 na pequena cidade de Dumerston, no estado norte-americano de Vermont, Read foi o primeiro em sua família a concluir o ensino médio, apesar de ter crescido em condições de pobreza e caminhar mais de 6 km até a escola todos os dias.
Depois do ensino médio, ele lutou na Segunda Guerra Mundial, onde serviu no Pacífico, Norte da África e Itália como parte da polícia militar.
Após retornar da guerra, Read levou uma vida relativamente simples. Ele chegou a ter um posto de gasolina com seu irmão na década de 1970, mas o negócio não deu muito certo. Ele ainda trabalhou como mecânico de automóveis por cerca de 25 anos, mantendo sempre um estilo de vida bastante simples.
Depois de perder a esposa para o câncer em 1970, Read nunca mais se casou. Ele chegou a se aposentar em 1979, mas, um ano depois, decidiu retornar ao trabalho, assumindo um posto como zelador na loja JC Penney – onde trabalhou até o fim da sua vida.
Mas como um homem simples, com empregos que não pagavam tão bem assim, conseguiu acumular tanto dinheiro?
A resposta é que, apesar de sua simplicidade, ele ficou rico graças a investimentos consistentes em ações de empresas consolidadas, conhecidas como Blue Chips.
Quer investir em ações pensando no longo prazo? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI
Read usou a seu favor o poder dos juros compostos e da disciplina para investir. Ele comprava ações de empresas cujos produtos eram visíveis e utilizados diariamente pelas pessoas, evitando investimentos em companhias desconhecidas.
Essa estratégia não só mitigava o risco, como também permitia a Read conhecer melhor seus investimentos. Além disso, ele priorizava ações que pagavam dividendos, reinvestindo esses proventos para potencializar o crescimento de seu portfólio, que contava com mais de 95 ativos.
O zelador começou a investir em ações em 1959 e manteve sua posição em pelo menos uma delas, a Pacific Gas & Electric Company, por impressionantes 55 anos.
A estratégia de Read de manter seus investimentos por décadas é uma prova do princípio dos juros compostos, onde os rendimentos gerados pelos investimentos são reinvestidos para gerar seus próprios rendimentos.
“Na fórmula dos juros compostos, o tempo é o grande multiplicador. Ou seja, se a taxa de juros se mantiver igual, quanto mais tempo passar, mais dinheiro você vai ganhar. No caso do Read, ele viveu por 92 anos”, destacou a equipe da EQI Investimentos.
A história deste zelador serve de inspiração e traz uma lição sobre a importância de ter uma rigorosa disciplina de investimento e uma visão de longo prazo para conseguir acumular muito dinheiro na Bolsa.
Ao mesmo tempo, Read não usufruiu praticamente nada da sua fortuna, o que serve como um ponto de atenção, afinal, o dinheiro deve servir como uma ferramenta para a liberdade pessoal, não apenas como um fim em si mesmo.
Quer investir em ações pensando no longo prazo? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI