Nesta terça-feira (28), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 0,67%, aos 125.331,07 pontos. Ontem, o índice brasileiro interrompeu uma sequência de 6 baixas seguidas e subiu 0,15%.
O mercado reage aos dados de inflação brasileiro e o discurso conservador do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
O primeiro dado foi o IPCA-15, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ao mercado que o IPCA-15 de maio sobe 0,44%, ante mediana de +0,47%. Na comparação, o indicador ficou acima em relação ao mês de abril, quando o dado ficou +0,21%.25909:03
Além disso, o IBGE também publicou que o PPI do mês de abril sobe 0,74%. O indicador acabou cedendo 3,08% em 12 meses.
Na Ásia, os principais índices do continente não foram bem e fecharam com queda. O mercado ficou sem referência, uma vez que as bolsas de Nova York permaneceram fechados ontem em função do feriado do Memorial Day.
Assim, nos Estados Unidos, os investidores aguardam os dados de inflação, previstos para ser divulgado nesta próxima sexta-feira, para dar novas pistas sobre o ritmo de cortes de juros.
Por fim, na Europa, os principais índices europeus operam sem direção única nesta manhã, com os investidores de olho nas perspectivas de um corte nas taxas em Junho pelo Banco Central Europeu (BCE).