Nesta terça-feira (21), o Ibovespa opera em alta de 0,17%, aos 127.971,38 pontos. Ontem, o índice brasileiro não acompanhou o exterior e recuou, perdendo os 128 mil pontos.
Os investidores aguardam a divulgação da arrecadação federal e também da ata do Fomc nos Estados Unidos.
No Brasil, a Receita Tributária Federal será divulgada as 10h30, e os investidores aguardam os dados. Enquanto isso, no cenário político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de eventos e discursam neles.
Nos Estados Unidos, o que move o mercado é a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). Com isso, os índices futuros em Wall Street operam quase estáveis.
Na Ásia, após dias de altas com estímulos, o setor imobiliário chinês perdeu força, fazendo com que os principais índices do continente terminassem o seu pregão no vermelho.
Na velho continente, o escritório de estatística da Alemanha, o Destatis, divulgou que o Índice de Preços ao Produtor subiu 0,2% no mês de abril. O indicador veio ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, que tinha uma projeção de alta de 0,3%.
Porém, o que está no radar dos investidores mesmo é , a ata do Fomc, que será divulgada na quarta-feira pelo Banco Central americano (Fed), juntamente com a inflação no Reino Unido.
Assim, os principais índices da Europa operam no vermelho nesta manhã.