Nesta terça-feira (20), o Ibovespa inicia sua sessão em queda, porém agora opera em alta de 0,31%, aos 128.547,64 pontos. O índice brasileiro conseguiu sustentar os 128 mil pontos na semana passada.
O mercado reage ao Boletim Focus mais duro, com os investidores esperando uma taxa de juros e inflação maior no horizonte.
Assim, no cenário local, o Banco Central (BC) brasileiro, divulgou ao mercado as novas projeções dos analistas para o PIB e a inflação desta semana.
A Inflação (IPCA), para 2024 subiu de 3,76% para 3,80%, enquanto a previsão para a inflação do ano que vem avançou, de 3,66% para 3,74%. Já o Produto Interno Bruto (PIB), as projeções deste ano caiu de 2,09% para 2,05%. A previsão para 2025 continuou em 2,0% pela 23ª semana seguida.
Na Ásia, o banco central chinês (PBoC) anunciou durante seu pregão, que deixou suas principais taxas de juros, as chamadas LPRs, inalteradas por mais um mês. Assim, os principais índices do continente fecharam em alta nesta segunda-feira.
Na Europa, os principais índices retornam com o bom humor e opera em alta nesta manhã, tentando encerrar os tropeços no final da semana passada.
Nos Estados Unidos, o dia é de agenda vazia, então, os investidores aguardam a ata da última reunião do Federal Reserve que será divulgada essa semana, para obter pistas sobre a política monetária americana.
Assim, os índices futuros em Wall Street operam em alta nesta manhã.