Nesta sexta-feira (17), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,15%, aos 128.093,81 pontos. Ontem, o índice brasileiro conseguiu sobreviver as notícias da Petrobras e se apoiou no exterior para terminar em alta de 0,20%.
O mercado hoje tem os dados do exterior na Ásia e Europa, além de falas de dirigentes de BCs do Brasil e dos Estados Unidos.
Na Ásia, foi divulgado pelo o governo chinês, novas medidas consideradas “históricas” pelo mercado para estabilizar seu setor imobiliário, enquanto a produção industrial superou as previsões em abril. Assim, o último pregão da semana terminou sem direção única.
Na Europa, o escritório de estatística do país divulgou que a Taxa de Desemprego na França ficou igual a última divulgada, em 7,5%. O indicador veio levemente acima do espero, que previa o dado em 7,4%.
Além disso, a Eurostat, escritório de estatística do bloco divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro ficou em 2,4% em abril. O indicador ficou estável na comparação com o mês de março e ficou em linha com o consenso.
Assim, os principais índices europeu operam nesta manhã sem direção única.
Nos Estados Unidos, novas falas de integrantes do Federal Reserve irão fechar uma semana marcada por dados de inflação nos EUA. Os indicadores deram novas pistas sobre a política monetária do país, e agora, investidores deixam as expectativas de cortes de juros para setembro e dezembro.
Com isso, em Wall Street, os índices futuros operam em leve alta nesta manhã.
No cenário local, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com diversos ministros e Roberto Campos Neto, presidente do BC, participa de evento da autoridade monetária. Além desse, Lula participará de uma reunião com o ministro da fazenda, Fernando Haddad entre outros ministros.