O Auxílio Gás, iniciativa governamental que oferece suporte financeiro para a compra de botijões de gás, continuará beneficiando milhões de brasileiros em 2024. Os depósitos seguem o calendário do Bolsa Família e visam amenizar os gastos com gás de cozinha para as famílias mais vulneráveis economicamente.
Como consultar o Auxílio Gás?

Para descobrir se você está entre os beneficiários do Auxílio Gás, é possível realizar a consulta diretamente pelo CPF, através do aplicativo do programa social Bolsa Família. Não é necessária inscrição prévia, pois o benefício utiliza os dados já registrados no Cadastro Único.
Quem pode receber o Auxílio Gás em 2024?
O programa seleciona automaticamente as famílias que se enquadram nos requisitos de renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e que possuam em seu núcleo familiar pessoas beneficiárias do BPC, considerando também outras variáveis como número de membros na família e priorizando beneficiários do Bolsa Família.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás em 2024
Atenção: O Auxílio Gás é pago bimestralmente, e as datas de pagamento para o ano de 2024 já foram anunciadas. Os depósitos ocorrerão nos mesmo dias dos pagamentos do Bolsa Família, seguindo a ordem do último dígito do NIS do beneficiário.
- Junho: 17 ao 28
- Agosto: 19 ao 30
- Outubro: 18 ao 31
- Dezembro: 10 ao 23
Valor do Auxílio e cálculo do benefício
O valor do Auxílio Gás pode variar, já que é calculado com base no preço médio do botijão de 13kg nos últimos seis meses, conforme apuração da ANP. Atualmente, o valor está ajustado em aproximadamente R$ 100, mas pode sofrer alterações de acordo com as flutuações de mercado.
Entender a estrutura do Auxílio Gás é essencial para garantir que todos os beneficiários possam fazer uso adequado do suporte oferecido. Mantenha seus dados atualizados no Cadastro Único para garantir a continuidade do benefício.
Como sacar o seu Auxílio Gás?
O saque do benefício pode ser realizado em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou em terminais de autoatendimento, utilizando o mesmo cartão e senha do Bolsa Família, agora incorporado ao aplicativo Caixa Tem.
O governo revisa bimestralmente a lista de beneficiários com base nas informações do Cadastro Único. Portanto, é fundamental manter seus dados sempre atualizados para não correr o risco de ter seu benefício cancelado devido a desatualizações cadastrais.