Nesta quarta-feira (15), o Ibovespa inicia sua sessão em baixa de 0,42%, aos 127.975,07 pontos. O índice brasileiro no dia de ontem conseguiu um leve avanço de 0,28%.
O mercado hoje reage ao CPI americano e também a saída de Prates da presidência da Petrobras.
Nesta noite de terça-feira (14), o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva comunicou ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que ele está fora da empresa. Foi anunciado que Magda Chambriard assumirá o cargo, substituindo o ex-CEO da Petrobras.
A notícia acabou pegando todo o mercado de surpresa, e deixando cada vez mais evidente que o governo de Lula tem como objetivo de intervir no comando da estatal.
Nos Estados Unidos, o departamento de trabalho dos Estados Unidos divulgou que o CPI do país de abril sobe 0,3%. O indicador acabou desacelerando de +0,4% em março, ante consenso de estabilidade.
Além disso, o departamento também divulgou que as Vendas no varejo em abril ficam estáveis. O indicador ficou abaixo da expectativa do mercado, que tinham uma previsão de +0,4%.
Na Ásia, os principais índices do continente fecharam o seu pregão de hoje sem direção única, com investidores à espera de novos dados da inflação dos EUA, que saiu após o pregão.
Na Europa, a Eurostat, escritório de estatística do bloco divulgou que o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,3% no primeiro trimestre de 2024. O indicador veio dentro da expectativa do mercado.
Além disso, a Eurostat também divulgou que a produção industrial da zona do euro aumentou 0,6% na em março de 2024 ante fevereiro. O indicador surpreendeu e veio acima da expectativa do mercado.
Assim, reagindo aos dados europeus e ao CPI americano, os principais índices do bloco operam mistos.