O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou em uma coletiva de imprensa na tarde de ontem (09), o seu balanço do primeiro trimestre deste ano.
O Banco apresentou um crescimento significativo em seu lucro líquido recorrente, que subiu 58,82% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O patrimônio líquido do BNDES também mostrou um sólido avanço, crescendo 17,39% e atingindo R$ 155 bilhões. Esse aumento reflete a sólida posição financeira que o banco tem mantido ao longo do tempo.
No que diz respeito à carteira de crédito expandida, que inclui financiamentos, debêntures e outros ativos de crédito, houve um crescimento de 8,64%, alcançando um total de R$ 520,4 bilhões. Outro ponto positivo destacado pelo BNDES foi a taxa de inadimplência acima de 90 dias, que se manteve em 0%, indicando uma gestão eficiente do risco de crédito.
Esse desempenho financeiro notável do BNDES no início de 2024 ressalta a sua importância como instrumento de desenvolvimento econômico no Brasil, além de sua capacidade de adaptação às variadas condições de mercado.