Nesta sexta-feira (10), o Ibovespa inicia a sua sessão em alta de 0,34%, aos 12.8618,88 pontos. Ontem, o índice brasileiro despencou com a reunião do Copom em foco, perdendo 1%.
Hoje, os investidores ficam com o IPCA, mas também com as falas dos dirigentes do Fed.
Ainda sobre o cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ao mercado que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador de inflação oficial do País avançou para 0,38% em abril. O indicador volta acelerar após alta de 0,16% em março. Assim, no ano, o dado acumula alta de 1,80% e, nos últimos 12 meses, de 3,69%.
Os dados do quarto mês do ano ficaram acima do esperado, pois o consenso estimava inflação de 0,35% na comparação mensal. Olhando para o acumulado em 12 meses, a estimava para a inflação era de 3,66%.
Enquanto isso, o pregão na Ásia terminou bem, uma vez que os mercados fecharam em alta na sua maioria, acompanhando ganhos em Wall Street no dia de ontem, renovando as esperanças sobre cortes de juros nos EUA.
No velho continente, o escritório de estatística do país (ONS) divulgou hoje (10), que a Produção Industrial do Reino Unido Cresceu 0,2%. O indicador veio acima do esperado, uma vez que o consenso dos analistas esperavam um recuo de 0,5%.
Além disso, a ONS também divulgou que o produto interno bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior. O dado positivo veio após após quedas nos últimos dois trimestres de 2023, assim saindo da recessão.
Assim, os principais índices europeus reagem aos bons dados britânicos e ao bom humor nos Estados Unidos, operando em alta nesta manhã.
Nos Estados Unidos, falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed) agitam os investidores no dia de hoje. Com isso, no momento em New York, os índices futuros operam com alta.