Um sedã robusto, com linhas sinuosas, visual moderno e acabamento premium. O Nissan Sentra conseguiu unir uma série de atributos para agradar desde o público mais jovem – que busca bom desempenho e design diferenciado – até o tradicional consumidor de veículos sedãs desta faixa de preço.
Para avaliar o Novo Sentra, a reportagem da BM&C News percorreu quase 2 mil quilômetros de estradas com a versão Exclusive, a top de linha. O veredito: um carro muito bem acertado, que preserva o prazer de dirigir e trata bem tanto o motorista quanto os passageiros.
O sedã vem equipado com a terceira geração da família de motores MR20DD da Nissan, um propulsor movido exclusivamente a gasolina, que oferece potência de 151 cavalos a 6 mil rpm e um torque de 20 kgfm a 4 mil rpm.
Na estrada, estes números se traduzem em uma toada agradável e ultrapassagens seguras, com uma boa aceleração e retomada de velocidade. Parte deste desempenho pode ser atribuído ao bom câmbio CVT Xtronic de oitava geração, que simula oito marchas e inclui um conversor de torque com resposta rápida e a função D-Step.
Essa função otimiza o torque para melhorar o desempenho em partidas e ultrapassagens, mantendo o controle e o conforto.
Com quatro programas de modo de condução, o comportamento do veículo é adaptado às necessidades do motorista. Ao escolher o modo “Normal”, o condutor mantém um equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em variadas condições; O modo “Sport” deixa o Sentra mais esperto, reduzindo as marchas para manter a rotação do motor mais elevada.
Ao optar pelo modo Manual, é possível controlar a velocidade e aceleração através de paddle shifts localizados atrás do volante; Já o ECO ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para reduzir o consumo de combustível entre 5% a 10%.
Visual
O visual do Sentra merece um destaque à parte. As linhas da dianteira culminam em faróis de LED com visual esportivo, além de faróis de neblina e uma grade frontal que completa o conjunto robusto. As rodas de liga leve aro 17 diamantadas contribuem para um design mais chamativo.

De acordo com a Nissan, as linhas da carroceria não servem apenas para “embelezar” o sedã, mas também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%.
“Para isso, designers e a engenharia chegaram a uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô”, explica a montadora.
O Sentra é mais largo que seus concorrentes, o que contribui para a sensação de robustez do modelo. Em relação à geração anterior, o sedã ganhou 5 cm a mais, o que ajudou a melhorar o espaço interno.
Aliás, a experiência dentro da cabine foi claramente uma preocupação da Nissan. Os bancos são bonitos e confortáveis, ideais para longas viagens como a que foi feita pela reportagem.
De acordo com a montadora, tanto os bancos dianteiros quanto os traseiros utilizam a tecnologia Zero Gravity da Nissan, inspirada em estudos de ergonomia da NASA, que alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas com menos cansaço.

O volante tem base achatada e direção elétrica, com ajustes de altura e profundidade. Funções como as aletas para troca de marchas manuais, comandos de som e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC) são facilmente acionadas pelo condutor.
O revestimento do painel em couro é um diferencial que deixa o sedã ainda mais bonito e o diferencia dos concorrentes.

Ainda falando da experiência dentro da cabine, o som assinado pela Bose sai “limpo” dos 8 alto falantes, mesmo em volumes mais altos. Câmera de estacionamento traseira de boa qualidade e uma boa central multimídia de oito polegadas também estão disponíveis na versão testada pela reportagem.

Depois de tantos quilômetros rodados com o Novo Sentra, a impressão é que a Nissan acertou em oferecer um sedã com este nível de acabamento e design. A briga com os concorrentes pode ser grande, mas o Sentra tem bons atributos para levar esta batalha.
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