Nesta quinta-feira (09), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 1,20%, aos 127.931,12 pontos. Ontem o índice brasileiro operou de lado a maioria do pregão porém conseguiu um leve avanço de 0,58%.
O mercado reage ao BC e sua reunião do Copom após o pregão de ontem.
A alta recente do dólar e o aumento das incertezas fizeram o Banco Central (BC) diminuir o ritmo do corte de juros. Por 5 votos a 4, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,5% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros .
Essa foi a sétima vez consecutiva que o Copom reduziu a Selic. No entanto, a velocidade dos cortes diminuiu. De agosto do ano passado até março deste ano, o Copom tinha reduzido os juros básicos em 0,5 ponto percentual a cada reunião.
Hoje, na esfera política, o presidente Lula fará anúncio de medidas relacionadas ao Rio Grande do Sul às 10h30.
Na Ásia, mercados fecharam o seu dia sem direção única, com as da China continental e de Hong Kong se fortalecendo após dados chineses de comércio exterior serem divulgados e ficar acima da expectativa do consenso.
No velho continente, o Banco da Inglaterra (BoE) divulgou que não alterou sua taxa de juros em abril. Assim, a taxa de juros continua em 5,25%, dentro da expectativa do mercado.
Com isso, os principais índices da Europa operam mistos na sessão de hoje.
Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (09) que os novos pedidos de seguro-desemprego sobem a 231 mil na semana encerrada em 02 de maio. O número ficou acima das expectativas do mercado que esperava 210 mil pedidos.
Assim, os futuros em Nova Iorque, antes tinham grandes perdas, porém após os dados acima do esperado devolvem um pouco da queda.
Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News: