Nesta quarta-feira (08), o Ibovespa oscila e no momento opera em alta de 0,06 aos 129.286,87 pontos. O índice brasileiro fechou a sua terça com alta de 0,58% e recuperou os 129 mil pontos.
O mercado hoje aguarda a decisão do Copom. Os investidores apostavam em um corte de 0,50 ponto na Selic, após o próprio BC sugerir em sua última ata, porém, as apostas indicam uma redução de apenas 0,25 ponto.
Além disso, aqui no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas, publicou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,72% em abril, encerrando assim um período de três meses seguidos de queda. No acumulado de 12 meses, o dado não vai bem e soma -2,32% no período. O indicador não fugiu da expectativa do mercado, uma vez que o consenso previa exatamente alta de 0,72% ante março.
O IBGE também divulgou nesta manhã que as vendas do comércio varejista do Brasil ficaram estáveis (0,0%) em março, na comparação com fevereiro. O indicador vieram acima do consenso, que previa queda de 0,1% na comparação mensal.
Na Ásia, as suas principais bolsas terminaram o seu dia de forma mista, com elas recuando em meio a preocupações com balanços corporativos e também alguns ajustes técnicos.
No velho continente, a Destatis, escritório de estatística da Alemanha, divulgou que sua produção industrial da Alemanha caiu 0,4% em março ante fevereiro. O indicador acima da expectativa do mercado, que previa queda de 0,6%.
Assim, os principais índices abriram a sua sessão operando em alta, uma vez que o mercado ainda digeriam mais resultados corporativos na região.
No solo norte-americano, a agenda está vazia, então os investidores tem como foco os comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed) sobre a trajetória dos juros.
Assim, os índices futuros de Wall Street operam com baixa.