Nesta sexta-feira (03), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 1,26%, aos 128.720,38 pontos. Ontem, o índice brasileiro avançou 0,95% e recuperou os 127 mil pontos.
Hoje, os investidores ficam de olho com o payroll de abril, a geração de vagas e taxa de desemprego dos EUA, além de dados europeus.
No oriente, os principais índices fecharam a sua sexta-feira majoritariamente em alta. O grande motivo para o avanço foi devido ao forte desempenho de ações de tecnologia.
No velho continente, a S&P Global, em parceria com a CIPS, divulgou hoje (03), que o índice de gerentes de compras (PMI) de serviços do Reino Unido subiu de 53,1 em março para 55 em abril, atingindo o maior nível desde maio de 2023. O indicador veio levemente acima da projeção de analistas, que era de 54,9.
Além disso, a Eurostat divulgou que a taxa de desemprego na zona do euro permaneceu estável em 6,5% em março em relação a fevereiro. A agência de estatística estima que 13,258 milhões de pessoas na UE, das quais 11,087 milhões na área do euro, estavam desempregadas em março.
Assim, com investidores repercutindo os dados divulgados de hoje, e os resultados de grandes empresas, os principais índices da Europa começam o seu dia operando em alta.
Nos Estados Unidos, o departamento de trabalho dos Estados Unidos, divulgou hoje (03), que no mês de março, foram criados 175 mil postos de trabalho. O indicador veio bem distante da expectativa do mercado, que tinha um consenso de 243 mil.
Além da divulgação do Payroll, o mesmo departamento de trabalho dos EUA divulgou que a taxa de desemprego sobe a 3,9%. O dado ficou levemente acima da previsão, que esperava o indicador em 3,8%.
Assim, os índices futuros de Wall Street ampliam a sua alta após dados do mercado de trabalho americano divulgados nesta manhã.
No cenário local, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,33% em abril, acelerando ante o ganho de 0,26% de março.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou que a produção industrial nacional cresceu 0,9% frente a fevereiro. No primeiro trimestre de 2024, o setor industrial teve expansão de 1,9%.