Nesta sexta-feira (26), o Ibovespa inicia sua sessão animado e sobe 0,75%, aos 125.583,67 pontos. Ontem, o índice brasileiro perdeu 0,08% e continuou abaixo dos 125 mil pontos.
O otimismo do investidor passa pelos dados do PCE nos Estados Unidos e prévia da inflação mais baixa no Brasil.
Na Ásia, o BOJ, Banco do Japão, anunciou nesta noite que manteve sua taxa de juros básica em 0%-0,1%, conforme esperado. Assim, os principais índices orientais fecharam em alta.
Na Europa, os principais índices operam em alta, pois os investidores se animaram com fortes balanços de gigantes de tecnologia dos EUA, o que ajuda a impulsionar ações do setor no continente, além dos dados do PCE.
No continente americano, o departamento de comércio dos Estados Unidos divulgou que o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de março subiu 0,3%. O Indicador veio dentro da expectativa do mercado, que projetava o dado em 0,3%.
Por isso, em Wall Street, os índices futuros operam em alta nesta manhã.
No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta sexta-feira que a prévia da inflação oficial do país (IPCA-15), voltou a desacelerar em abril, para 0,21%, após a variação de 0,36% observada em março, o que anima o mercado.