Nesta sexta-feira (19), o Ibovespa inicia a sua sessão em alta de 0,11%, aos 124.329,16 pontos. Ontem, o índice brasileiro conseguiu respirar e teve uma leve alta de 0,02% aos 124.196,18 pontos.
O mercado aguarda as falas dos dirigentes do Fed sobre a política monetário americana, e também fica de olho nas tensões no Oriente Médio, depois de Israel realizar um ataque limitado ao Irã.
Na Ásia, os mercados não resistiram e fecharam o seu dia com boas perdas, devido ao conflito no Oriente Médio. O Índice de Taiwan liderou as perdas, caindo 3,81% e fechando no seu nível mais baixo em mais de um mês.
Na Europa, o departamento de estatística do Reino Unido, a ONS, divulgou que as vendas no varejo ficam estáveis em março. O indicador ficou abaixo da previsão do mercado, que colocava alta de +0,5%.
Já na Alemanha, o escritório de estatística da Alemanha, divulgou hoje (19), que o PPI da Alemanha subiu +0,2% em março na comparação com fevereiro. O indicador caiu 2,9% na comparação anual de março, levemente inferior ao consenso, que previu em 3%.
Mesmo com resultados razoáveis, os principais índices da Europa operam em forte baixa, em meio a uma escalada das tensões no Oriente Médio, que preocupa o velho continente.
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam com queda devido também aos conflitos mas também pelas falas dos dirigentes do Fed, que relutam em cortar os juros agora em junho.
Por fim, no Brasil, nenhum indicador será divulgado, então o mercado apenas aguarda as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Além disso, temos também a escalada das tensões no Oriente Médio após notícias de que Israel atacou o Irã.