Nesta sexta-feira (12), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 0,19%, aos 127.639,90 pontos. Ontem, o índice brasileiro não resistiu e teve uma queda 0,51% aos 127.396,35 pontos.
Na Ásia, os mercados fecharam majoritariamente em baixa. As bolsas refletiram os dados ruins das exportações chinesas. Os dados mostraram queda inesperada de 7,5% na comparação anual ficando longe das previsões de alta de +0,1%.
Enquanto isso, na Europa, o escritório de estatística da Alemanha, o Destatis, divulgou que a inflação na Alemanha desacelerou em março para o seu nível mais baixo desde junho de 202. A inflação na maior economia da Europa diminuiu para 2,3% na base anual, além disso, o índice cheio ficou em 2,2%. Dados do Reino Unido, como PIB e produção industrial também vieram bem.
Assim, os mercados do velho continente operam em alta nesta manhã, ensaiando recuperação do fraco desempenho de ontem.
Nos Estados Unidos, o departamento de estatística do país divulgam as expectativas de inflação, que ganham ainda mais importância em uma semana que os outros dados publicados acenderam u alerta para a política monetária dos Estados Unidos.
No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o volume de serviços no Brasil caiu 0,9% em fevereiro, ante alta de 0,7% em janeiro. A queda interrompeu uma sequência de três resultados positivos consecutivos do indicador, neste período o dado acumulou +1,5%.
Além disso, a ‘novela’ Petrobras continua, especialmente após a Justiça suspender o presidente do conselho de administração da Petrobras no dia de ontem (11) e acender outro alerta na estatal.