Nesta segunda-feira (08), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 0,33%, aos 127.217,82 pontos. O índice brasileiro semana passada não resistiu as quedas e fechou o último pregão com menos de 127 mil pontos.
Essa semana, os investidores ficam de olho em indicadores importantes no Brasil e no exterior, porém hoje, o foco do mercado segue sendo os desdobramentos com a estatal Petrobras.
Na Europa, a Destatis, escritório de estatística alemão, divulgou nesta segunda-feira (08), que a produção industrial da Alemanha subiu 2,1% em fevereiro ante janeiro. O dado tem a primeira alta depois de meses de retração. O resultado superou a expectativa de analistas consultados, que previam alta de 0,4% da produção no período.
Outro índice importante foi o do sentimento econômico na Zona do Euro, que atingiu o melhor nível desde fevereiro de 2022, mais de dois anos depois. O índice de sentimento econômico global Sentix da zona do euro subiu pelo sexto mês consecutivo em abril 5,9 pontos.
O indicador voltou ao campo positivo (+5,0) pela primeira vez desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, uma melhora de 7,3 pontos ante ao mês anterior.
Assim, com esses dados divulgados e a expectativa para as divulgações de outros indicadores importantes e decisão do banco central, os mercados europeus começam esta segunda-feira em alta.
Na Ásia, os mercados locais fecharam o dia em alta, com exceção dos mercados da China continental, pressionados por ações ligadas a semicondutores e bebidas alcoólicas.
Nos Estados Unidos, nenhum dado relevante será publicado hoje, então, os investidores ficam no aguardo da divulgação de dados de inflação e da ata do FOMC para reavaliar a possibilidade de cortes nas taxas de juros ainda no meio deste ano.
Por fim, no Brasil, o mercado fica no radar sobre os assunto em torno do governo, se a companhia Petrobras deveria distribuir dividendos extraordinários e também fica de olho nos rumores sobre a troca de comando da estatal.