Pensar no futuro financeiramente é vital para garantir seguridade nos anos da posteridade. Por isso, pensar em investir é uma boa opção para quem quer ficar tranquilo quando for da terceira idade. Porém, é preciso saber quais são os melhores modelos de investimentos e quais as medidas de segurança necessárias para movimentar dinheiro com habilidade.

Além da poupança
Apesar de ser muito conhecida e largamente utilizada, a poupança não é a maneira mais rentável hoje em dia de se fazer investimentos para o futuro.
Para obter um retorno maior, é preciso pensar fora da caixa e entender sobre taxas como o IPCA, a inflação, e encontrar opções práticas de aplicar o dinheiro. Também é importante saber se a sua renda é fixa ou variável.
Há diversos tipos de ativos, e ter estratégia nesse momento de escolha é vital. Como exemplo de ativos, há títulos públicos, CDB, ações e uma infinidade de escolhas. Para saber qual o melhor em cada situação, segue a análise dos melhores ativos.
Tesouro Selic
Esse tipo é como se o investidor estivesse emprestando ao governo um dinheiro para ser investido no país. Para isso, o empréstimo é devolvido com um percentual de juros, que faz com que o rendimento seja essa taxa.
O Tesouro Direto rende mais do que a poupança, e faz com que seja seguro, pois, é uma ação que envolve o próprio governo federal. Com isso, o investidor consegue até mesmo fazer um fundo emergencial com o rendimento.
CDB (Certificados de Depósito Bancário)
Essa alternativa é uma ótima opção para quem busca segurança e praticidade. Assim como o Tesouro, ela também é como um “empréstimo” que volta com juros ao investidor. Porém, esse empréstimo é feito a empresas privadas em risco.
Caso a instituição não consiga honrar com o compromisso, o CDB oferece um maior retorno, pois há um fundo de garantia. Os prazos podem ser de 1 mês ou 8 anos. Nesta modalidade, é necessário pagar imposto, mas ainda vale muito mais a pena do que a poupança em si.
Fundos de Investimentos
Esta opção é a junção de investidores para usar o dinheiro em alguns ativos, sejam títulos públicos, moedas estrangeiras, ou outros.
Assim, é preciso comprar cotas, e o valor investido é aplicado em flutuações. Mesmo com investimentos pequenos, é possível receber rapidamente o dinheiro de retorno. Existem vários tipos de fundos e de cotas para se comprar, para ser avaliado qual o melhor em cada situação.
É possível ainda utilizar um simulador de investimentos para saber qual a melhor forma de investir, qual a melhor oportunidade para cada caso e saber o possível retorno.
Ações
As famosas ações são os investimentos na bolsa de valores. Se tornando sócio da companhia em que foi investido, a pessoa recebe valores significativos em longo prazo, que são muito maiores do que a poupança.
É necessário estudar a bolsa de valores antes de investir, para, assim, não abrir mão da segurança e não perder dinheiro.