Em agosto do ano passado, o Tesouro Direto lançou mais uma modalidade de investimento, o Tesouro Educa +, criado com o objetivo de custear a educação no longo prazo.
Criado em parceria com a B3, o Educa + foi desenvolvido a partir da pesquisa do economista Prof. Dr. Robert C. Merton – vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1997 – e do Prof. Arun Muralidhar.
“Com o Tesouro Educa + você possibilita uma renda mensal para o financiamento da universidade ou outros objetivos educacionais que seus filhos possam ter no futuro, garantindo ganhos acima da inflação para os recursos poupados”, afirma o Tesouro Direto, em sua página oficial.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI
A equipe da EQI Investimentos destaca que, na prática, este título é semelhante ao Tesouro Renda +, em que há aplicações mensais durante um período até chegar o momento de conversão – quando o investidor começa a receber o fluxo mensal de pagamentos.
“Esse é um título híbrido, composto por IPCA mais uma taxa prefixada, que varia em torno de 4% a 5% ao ano. Isso significa que o investidor fica protegido da “corrosão” do dinheiro, já que tem um ganho real”, explica a EQI.
O programa permite iniciar investimentos com valores a partir de R$ 30 mensais.
Na página oficial do Tesouro Educa +, um simulador orienta os usuários na escolha do título mais adequado, baseando-se em três critérios: a idade atual do filho, a idade prevista para o início da universidade e a renda mensal desejada para cobrir as mensalidades.
O investimento inicial maior é opcional, proporcionando flexibilidade no planejamento financeiro. O simulador exibe como um aporte inicial mais robusto pode diminuir os investimentos mensais futuros necessários para atingir a renda almejada.
O programa também oferece a opção de complementar os investimentos a qualquer momento, permitindo ajustes conforme as necessidades financeiras evoluem.
Taxas
A EQI lembra que assim como os demais títulos do Tesouro, você não é obrigado a segurar a aplicação até o vencimento, mas caso deseje fazer um resgate antecipado, é preciso ficar atento com a taxa de custódia da B3.
“Existe uma tabela de cobrança da taxa de custódia que funciona assim: Até 7 anos, a taxa é de 0,5% ao ano sobre o valor de resgate. De 7 a 14 anos, a cobrança é de 0,2% ao ano. Acima de 14 anos, a taxa vai de 0,1% ao ano. E se você esperar até o vencimento, nenhuma taxa será cobrada, desde que o valor da renda mensal não ultrapasse 4 salários mínimos. Caso ultrapasse, o valor cobrado será de 0,1% sobre o excedente”, explica a equipe da corretora.
Imposto de Renda
Além da taxa de custódia, é necessário pagar o imposto de renda sobre os rendimentos, que é cobrado conforme a tabela regressiva.
Se o resgate for feito em até 180 dias, você paga 22,5%. De 181 a 360 dias, o pagamento é de 20%.De 361 a 720 dias, a cobrança é de 17,5%. E acima de 721 dias, o imposto de renda é de 15% sobre os rendimentos.
Vale a pena?
Ainda de acordo com os especialistas da EQI, se você já é um investidor experiente, pode haver opções mais atrativas, com maior rentabilidade e menor custo, como uma previdência privada, por exemplo.
“Mas para quem não tem experiência ou não se considera muito bom com planejamento, o Tesouro Educa + pode ser uma alternativa. Até porque quando chegar o período de conversão, o dinheiro vai cair automaticamente todos os meses na sua conta”, apontam.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI