Uma ótima notícia para as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) com o NIS de final 1 a 0: o governo está distribuindo gratuitamente o Kit Antena Digital. Essa medida é uma tentativa de assegurar que mesmo as famílias que possuem televisores mais antigos continuem a ter acesso às transmissões televisivas com a crescente substituição do sinal analógico pelo digital.
O Kit Antena Digital é um conjunto de equipamentos projetados para captar sinais de televisão em formato digital – sinal esse que, cada vez mais, vem substituindo o antigo sinal analógico. Neste kit, estão inclusos uma antena, adaptadores e cabos adequados. Com isso, é possível sintonizar canais de alta definição, proporcionando uma melhor qualidade de imagem e som para as famílias.
Quando devo substituir minha antena parabólica?
Aqueles que possuem a antena parabólica tradicional, muito comum em muitas residências, é recomendável a substituição por um modelo digital e um novo receptor. Sinais que indicam a necessidade de realizar a troca incluem queda na qualidade do sinal, com interferências e chuviscos frequentes, e a presença de desgastes físicos visíveis na antena. Estes fatores podem reduzir a eficiência do equipamento e impactar a qualidade do sinal recebido.
O que muda com a parabólica digital gratuita?
A mudança para a parabólica digital gratuita, promovida pelo governo, traz diversas vantagens para as famílias que dependem da televisão como principal meio de informação e entretenimento. Dentre elas, estão a maior qualidade da imagem e do som, oferecendo uma resolução de alta definição e áudio mais claro; a transmissão de um maior número de canais; a disponibilização de recursos interativos; e uma maior estabilidade do sinal.
Como solicitar o Kit Antena Digital?
As famílias que desejam solicitar o Kit Antena Digital devem estar inscritas no Cadastro Único ativo, possuir uma parabólica antiga em funcionamento, ter renda familiar de até três salários mínimos e residir em uma das capitais brasileiras ou em um município com mais de 500 mil habitantes. Para isso, é necessário dirigir-se a um órgão do governo com o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A solicitação pode ser feita pelo site Siga Antenado ou por meio da ligação para o número 0800 729 2404.
Essa é uma medida acolhida com alegria por muitas famílias, que passam a ter acesso a uma variedade maior de canais gratuitos em uma qualidade superior. Com o avanço das tecnologias de transmissão de TV e o consequente desaparecimento do sinal analógico, é de suma importância garantir que todos continuem a ter acesso à programação televisiva.