Os Fundos Imobiliários (FIIs) vêm ganhando destaque como alternativa acessível e vantajosa para quem tem interesse em se expor ao setor imobiliário, mas que prefere evitar os processos burocráticos e os elevados gastos típicos da compra direta de propriedades.
Afinal de contas, esses fundos oferecem a possibilidade de adquirir frações de diversos imóveis, tornando o investimento imobiliário mais acessível.
A equipe da EQI Investimentos listou algumas das principais vantagens dos FIIs, mas também apontou os riscos envolvidos neste tipo de aplicação.
Veja abaixo:
Vantagens:
Investir em fundos imobiliários apresenta vantagens significativas, começando pela acessibilidade. Afinal de contas, os FIIs permitem que investidores entrem no mercado imobiliário com valores até menores do que R$ 100 – ou seja, apenas uma pequena fração do que seria necessário para adquirir um imóvel físico.
Invista em fundos imobiliários com a EQI e garanta uma renda passiva! Clique aqui e abra sua conta
A diversificação é outra grande vantagem, possibilitando a exposição a diferentes segmentos do mercado imobiliário com um investimento inicial modesto. Por exemplo: você pode ter fundos imobiliários que investem em escritórios comerciais, shoppings centers, hospitais, centros logísticos e diversos outros segmentos do mercado imobiliário.
Já pensou quanto dinheiro precisaria para investir diretamente em ativos como esse? Uma fortuna, com certeza.
Além disso, os investidores beneficiam-se do recebimento mensal de dividendos, que são isentos de imposto de renda, aumentando a atratividade desse tipo de investimento.
Funciona assim: os imóveis que estão na carteira do FII pagam um aluguel para o ‘dono’ do imóvel – o fundo de investimento – e o dinheiro desse aluguel é dividido entre todos os cotistas, gerando uma renda passiva mensal.
A liquidez é uma vantagem notável dos fundos imobiliários em comparação à propriedade direta de imóveis. Já imaginou vender uma casa ou um escritório em apenas um dia? Praticamente impossível, concorda?
Já com os FIIs, as cotas são negociadas em Bolsa, então você consegue ter uma liquidez bastante interessante.
Por fim, a gestão profissional dos fundos garante que os ativos selecionados tenham potencial de geração de receita a médio e longo prazo, um benefício para investidores que podem não ter o conhecimento necessário para fazer essas escolhas por conta própria.
Riscos
Investir em fundos imobiliários, como em qualquer outro tipo de investimento, também carrega seus riscos específicos. Um deles é a vacância (desocupação) do imóvel que pertence àquele fundo. Neste caso, os rendimentos podem ser afetados, já que o aluguel deixa de ser pago.
Por exemplo, fundos focados em shopping centers podem sofrer durante períodos de recessão econômica, com lojistas reduzindo operações e aumentando a vacância e a inadimplência, afetando assim o rendimento do fundo
Mas é importante lembrar que normalmente os fundos possuem diversos imóveis diferentes em carteira, o que mitiga o risco de vacância – afinal, se apenas um ou dois ficarem desocupados, o impacto é muito menor.
Também é preciso lembrar que o FII é um ativo de renda variável, ou seja, o valor da cota oscila diariamente – o que gera o risco de mercado. Por isso, é importante fazer uma boa seleção dos FIIs, adquirindo aqueles que tendem a se valorizar ao longo do tempo.
Invista em fundos imobiliários com a EQI e garanta uma renda passiva! Clique aqui e abra sua conta