Nesta terça-feira (19), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 0,42%, aos 127.484,27 pontos, máxima do dia. No primeiro pregão da semana, o Ibovespa oscilou mas terminou subindo em 0,17% aos 126.954,18 pontos.
O mercado aguarda ansiosamente a Superquarta, que é quando os BCs do Brasil e Estados Unidos publicam decisões da política monetária dos países.
Na Ásia, o mercado viu o Banco do Japão (BoJ) promover uma ampla revisão de política monetária, eliminando sua taxa de juros negativa e programas de controle da curva de rendimento. Além disso, os investidores ficam à espera da China, que também anunciará sua decisão.
Na Europa, as bolsas operam mistas, enquanto aguardam o início da reunião de política monetária de dois dias do Federal Reserve.
Nos Estados Unidos, foi publicado pelo departamento de comércio as licenças de construção e as novas moradias. A Construção de Novas Casas no país chegou em 1,521M. O dado ficou acima do último registrado em janeiro, quando chegou em 1,374M. O Indicador também ficou acima das expectativas dos analistas, que previam o número em 1,420M.
Outro ponto foi as construções de moradias iniciadas de fevereiro sobem 10,7%, batendo os 1,518M. O dado veio acima da previsão de 10,6%, e de 1,510M.
Além disso, o mercado aguarda as decisões de amanhã no Fed, uma vez que os investidores esperam um tom mais conservador do BC e apostas de cortes de juros em junho vão perdendo força.
Por fim, no Brasil o Boletim Focus foi divulgado nesta terça-feira pelo BC do Brasil, e as projeções para a inflação deste ano e para a do PIB no ano subiram novamente nesta semana.
O mercado também aguarda as decisões da política monetária no país, uma vez que a expectativa por aqui é que a Selic deve ser reduzida em 0,5 ponto, para 10,75%.