Cresce o número de vítimas do golpe da falsa central de atendimento do Nubank em Extrema. O Procon Câmara da cidade tem sido cada vez mais procurado por moradores que caíram na armadilha. Os criminosos, utilizando-se de contatos via telefone, e-mail ou redes sociais, fingem ser representantes do Nubank e enganam as vítimas com uma suposta conta bloqueada por operação indevida ou compra suspeita.
Posicionamento do Nubank
Em uma nota à imprensa, o Nubank afirmou que nunca faz contato com os clientes para confirmar uma compra suspeita. A empresa orienta seus clientes a desconectarem a chamada ou não responderem à mensagem recebida caso se deparem com tais situações.
O Mecanismo Utilizado pelos Golpistas
“Os fraudadores colocam o cidadão em situação de pânico ao alegar bloqueio na conta. Em seguida, oferecem uma falsa assistência que envolve seguir uma série de orientações. No fim, a vítima acaba transferindo valores, pagando boletos e até realizando empréstimos/PIX crédito para os bandidos”, explica a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.
Os golpistas solicitam: |
– Informações como saldo da conta, saldo da fatura, limite de empréstimo, etc. |
– Um PIX, transferência ou empréstimo para resolver o suposto problema. |
– Pressão para que todas as etapas sejam realizadas com rapidez. |
Luísa Ortiz alerta que estas práticas não são exclusivas do Nubank. “Esse tipo de golpe acontece com outras instituições financeiras. Lembrando que nenhum banco entra em contato pedindo informação da conta do cliente”, ressalta.
Como Se Proteger
Algumas precauções podem ser tomadas para evitar cair nesse tipo de fraude. Se houver algum sinal suspeito, é importante desconfiar e interromper o contato, sejam ligações telefônicas, respostas ou cliques em mensagens recebidas.
No entanto, quando a fraude é consumada, as chances de reaver os valores tornam-se pequenas. “Poucas pessoas conseguem restituir o valor ou cancelar a transação de maneira administrativa, mesmo com boletim de ocorrência. O Mecanismo Especial de Devolução (MED), nos casos de PIX, só tem sucesso se ainda houver dinheiro na conta do fraudador”, informa Ortiz.
Atendimento Procon Câmara de Extrema
Para mais informações sobre o golpe, os moradores podem entrar em contato com o Procon Câmara, localizado na Rua Antônio Onisto, 369, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Orientações também podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou pelo WhatsApp (35) 99907-3268.