No dia 15 de março de 2024, a Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento da parcela do mês de março do programa Bolsa Família. O benefício foi liberado para os beneficiários cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 1.
Esta notícia é bastante relevante para quem depende deste benefício governamental para auxiliar no orçamento familiar. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país.
Calendário Bolsa Família
- NIS final 2: 18 de março;
- NIS final 3: 19 de março;
- NIS final 4: 20 de março;
- NIS final 5: 21 de março;
- NIS final 6: 22 de março;
- NIS final 7: 25 de março;
- NIS final 8: 26 de março;
- NIS final 9: 27 de março;
- NIS final 0: 28 de março.
O que é o Bolsa Família?
Em vigor desde 2003, o Bolsa Família é um programa do governo brasileiro que objetiva garantir uma renda mínima a famílias em situação de vulnerabilidade social. É o principal programa de transferência de renda no Brasil, extremamente importante para milhões de famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Como funciona o pagamento?
O pagamento do Bolsa Família é feito de maneira mensal pela Caixa Econômica Federal. A liberação do benefício acontece conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Nesta sexta-feira, por exemplo, os beneficiários com NIS final 1 foram os primeiros a receber a parcela de março.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para serem consideradas elegíveis, as famílias devem ter renda per capita de até R$ 178 mensais e devem atender a algumas condições como matrícula escolar de crianças e adolescentes e acompanhamento de saúde.
Qual o valor do Bolsa Família?
O valor recebido por cada família varia conforme a composição familiar, a idade dos membros e a renda declarada. O benefício parte de um valor básico de R$ 89, podendo receber acréscimos por componente familiar de diferentes faixas etárias. Além disso, existe um Benefício Variável destinado a famílias em situação de extrema pobreza.
Este é um passo importante para as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, visto que o benefício auxilia no custeio de diversas despesas, como alimentação, saúde e educação.