O Brasil está empenhado em chegar ao socorro das famílias de baixa renda inscritas no programa governamental Auxílio Gás. O programa, que foi efetivamente implementado em 2020, tem sido uma mão amiga para milhões de brasileiros cuja economia foi gravemente atingida pela crise econômica.
Como funciona o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um programa governamental brasileiro cujo foco principal é auxiliar as famílias de baixa renda no pagamento de um item essencial nas suas casas, o gás de cozinha. Anteriormente conhecido como Vale Gás, o objetivo principal deste programa é atender mais de 5 milhões de brasileiros fornecendo o equivalente monetário para a compra de um botijão de gás de 13 kg. Dando preferência a famílias que vivem em condições de vulnerabilidade sócio-econômica.
O programa é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e eles são responsáveis por definir os critérios de elegibilidade para este benefício.
Quem tem direito?
O Auxílio Gás destina-se a famílias que preencham certos critérios, especificamente:
- Ter uma renda familiar per capita mensal que não exceda R$ 706,00.
- Ter um membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade.
- Famílias com mais membros terão maior probabilidade de receber o benefício.
O governo coordena os pagamentos do Auxílio Gás com o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família.
Como o governo paga o Auxílio Gás?
O governo paga o Auxílio Gás de forma bimestral, ou seja, os beneficiários recebem o valor devido a cada dois meses. Em 2024, o governo efetuou o primeiro pagamento em fevereiro, quando as famílias beneficiárias receberam o montante de R$ 102.
Entretanto, março não contará com o pagamento do Auxílio Gás para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Isso ocorre porque os pagamentos do Auxílio Gás são bimestrais e já ocorreram em fevereiro. Portanto, o próximo pagamento do Auxílio Gás está programado para acontecer em abril.
Datas do próximo pagamento
O próximo calendário do Auxílio Gás já está definido, com pagamentos a partir do dia 17 de abril para aqueles com NIS terminado em 1, até 30 de abril, para quem tem NIS terminado em 0. Recomenda-se que as pessoas confiram suas datas de depósito conforme o final do NIS.
Como verificar a situação do pagamento do Auxílio Gás?
Você pode consultar sobre o Auxílio Gás através do aplicativo do Bolsa Família, do Caixa Tem ou do Portal Cidadão Caixa. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem entrar em contato pelos números 111 (Central Caixa), 0800 726 0207 (Caixa Cidadão) ou 121 (Central MDS).