O pagamento do Bolsa Família para o mês de março começa nesta sexta-feira, 15, e já gera uma grande expectativa nas mais de 21 milhões de famílias beneficiadas pelo programa. Contudo, ao mesmo tempo que muitos esperam ansiosamente receber o apoio financeiro, para outros, a surpresa desagradável é o fim do benefício de R$ 600.
Por que o Bolsa Família pode ser cortado?

O benefício mínimo do Bolsa Família de R$ 600 é direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade e que se enquadrem em alguns critérios determinados pelo Cadastro Único (CadÚnico). Mas para que estas famílias garantam o recebimento do auxílio, é necessário que mantenham sempre atualizados os dados fornecidos ao sistema. Existem algumas situações que podem levar ao bloqueio e até mesmo ao corte do benefício. Entre as principais estão:
- Beneficiários que não atualizaram as informações no sistema do CadÚnico;
- Os que forem descobertos em situações de fraude;
- Beneficiários que não cumpriram as regras de permanência no programa, como a frequência escolar mínima, apresentação do cartão de vacinação atualizado e acompanhamento nutricional e gestacional.
O que acontece quando o benefício é cortado?
Quando os benefícios do Bolsa Família são cortados, podem ocorrer três estágios: a suspensão, o corte e o veto. Na suspensão, o benefício é apenas temporariamente interrompido para que se faça uma nova avaliação da situação do beneficiário. Já o corte implica na interrupção imediata das parcelas, mas ainda há a possibilidade de recuperá-las mediante a regularização da situação.
No caso de veto, trata-se da etapa final, onde não se tem mais chance de recuperar o benefício. Mas vale ressaltar que, tanto na suspensão quanto no veto, o beneficiário terá a chance de regularizar sua situação. Para isso, terá um prazo de 30 dias para apresentar os documentos necessários ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Quais as datas de pagamento em março?
O calendário de pagamentos do Bolsa Família em março já foi divulgado:
- NIS final 1: 15 de março;
- NIS final 2: 18 de março;
- NIS final 3: 19 de março;
- NIS final 4: 20 de março;
- NIS final 5: 21 de março;
- NIS final 6: 22 de março;
- NIS final 7: 25 de março;
- NIS final 8: 26 de março;
- NIS final 9: 27 de março;
- NIS final 0: 28 de março.
Portanto, se você se enquadra nas condições citadas acima, fique atento às datas e mantenha seus dados sempre atualizados para garantir o recebimento do seu benefício!