Com o início da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2024 nesta sexta-feira, dia 15, aposentados e pensionistas do INSS já podem obter o seu informe de rendimentos através do site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS.
Neste ano, o limite de renda anual para quem é obrigado a prestar contas foi reajustado para R$ 30.639,90. Isso representa um aumento em relação ao ano anterior, quando o teto para a declaração era de R$ 28.559,70.
Obtenção do informe de rendimentos do INSS passa a ser online

O informe de rendimentos, importante documento que lista todos os ganhos do contribuinte durante o ano de 2023, agora pode ser consultado de maneira online. Este acesso mais facilitado ocorre tanto pelo site oficial do INSS como também pelo aplicativo Meu INSS. Há ainda a opção de obter o informe pelo banco onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
Como emitir o informe do INSS para declaração do IR 2024
Para a emissão do informe de rendimentos, o usuário deve seguir os passos abaixo:
- Acesse o site: meu.inss.gov.br;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o seu CPF para fazer o login ou para cadastrar uma senha;
- Desça a tela até achar a aba “Outros Serviços” e clique em “Ver Mais”;
- Em seguida, clique no ícone “Extrato do Imposto de Renda”;
- Selecione o ano-calendário 2023;
- Escolha o tipo de extrato desejado;
- Por fim, salve o documento em formato PDF.
Este ano, o Imposto de Renda trouxe algumas novidades para os contribuintes, como o aumento do teto de isenção, a obrigatoriedade do CPF para os beneficiários de pensão alimentícia e a identificação de criptoativos.
Cuidado com as novas regras do Imposto de Renda 2024
É crucial que o contribuinte esteja atento a todas as mudanças referentes à declaração do IR e adote as adequações necessárias para evitar erros e possíveis imprevistos. A consulta ao informe de rendimentos via plataforma digital é uma facilidade que busca proporcionar maior comodidade ao usuário e agilizar o processo de declaração.