O tradicional cartão de estacionamento para idosos, que garante a estes o direito a vagas exclusivas em estacionamentos, pode agora ser solicitado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esta nova facilidade torna o processo de solicitação mais prático e acessível para os cidadãos acima de 60 anos em 17 estados brasileiros.
Requisitos necessários
Os interessados em solicitar o cartão de estacionamento para idoso pelo aplicativo CDT devem preencher alguns pré-requisitos, sendo os mais importantes:
- Ter 60 anos ou mais
- Ter um nível de segurança prata ou ouro na plataforma do governo federal (gov.br)
- A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve estar ativa no aplicativo Carteira Digital de Trânsito
É importante também verificar se o estado de residência do interessado já oferece esse serviço através do aplicativo. Atualmente, são 17 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Passo a passo para solicitação
Os passos para solicitação do cartão são relativamente simples e podem ser realizados diretamente no celular. Inicialmente, o interessado deve baixar o aplicativo CDT na sua loja de aplicativos e fazer login em sua conta.
Logo após, no menu principal, deve selecionar a opção “Condutor” e dentro dela, “Credencial de Estacionamento”. Depois, basta verificar se o serviço está disponível para o estado do interessado e selecionar a opção “Credencial de idoso” para dar início à solicitação.
Uma vez verificado que não há nenhum impedimento para a solicitação, o interessado deve clicar em “Baixar Credencial” para fazer o download do cartão. A credencial exibida conterá todas as informações necessárias, incluindo um QR Code, e pode ser compartilhada ou salva para impressão posterior.
Benefícios da solicitação online
A possibilidade de solicitar o cartão de estacionamento para idosos pelo aplicativo CDT traz uma série de vantagens. Além da praticidade de realizar o procedimento pelo celular, evitando deslocamentos e filas, a nova funcionalidade contribui para a redução do uso de papel, fazendo deste um procedimento mais sustentável.
Apesar de possibilitar a facilidade da solicitação online, o cartão de estacionamento para idoso continua sendo um documento pessoal e intransferível. Portanto, apenas o idoso titular do documento pode utilizá-lo para usufruir das vagas exclusivas, sob pena de penalidades previstas na lei.
No mundo cada vez mais digital em que vivemos, inovações como esta facilitam a vida dos cidadãos, tornando os procedimentos burocráticos mais simples e práticos.