Uma simples ação ao fazer compras, como cadastrar o CPF na nota fiscal, pode estar te trazendo benefícios que você nem imagina. Descontos em IPVA ou IPTU, prêmios em dinheiro e participação em sorteios são apenas algumas das vantagens oferecidas por alguns programas estaduais.
Recentemente, o programa Nota Paraná, que incentiva os consumidores a incluir o CPF nas notas fiscais de suas compras, premiou consumidores e entidades com mais de R$ 5 milhões em prêmios no mês de março. Dentre os sortudos, um consumidor de Curitiba levou pra casa o prêmio principal de R$ 1 milhão.
Como participar da Nota Paraná e acumular bilhetes para sorteios

Para participar do Nota Paraná, o consumidor precisa se cadastrar no programa através do site www.notaparana.pr.gov.br e manifestar concordância com os termos de uso dos créditos e prêmios.
Feito o cadastro, a cada compra realizada em qualquer estabelecimento que solicite o CPF na nota fiscal, acumula-se bilhetes para o sorteio de prêmios. Mais bilhetes significam mais chances de ser um dos contemplados nos próximos sorteios.
Como usar os créditos do Nota Paraná
Além dos prêmios em dinheiro, o programa Nota Paraná também oferece ao consumidor a possibilidade de usar os créditos acumulados na compra para abater o valor do IPVA, por exemplo.
Os créditos do programa podem ser acessados através do site ou aplicativo do Nota Paraná, disponíveis para Android e iOS. Os detalhes para acessar e consultar os créditos estão na seção de cadastro do site do programa.
Após serem liberados, os valores podem ser transferidos para uma conta bancária cadastrada pelo consumidor.
Programas de incentivo à Nota Fiscal em outros estados
O Paraná não é o único estado a incentivar a população a incluir o CPF nas notas fiscais para obter benefícios. Há programas semelhantes em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe.
Para verificar o saldo do CPF na nota fiscal nestes estados e se há algum dinheiro à disposição, é necessário acessar o site equivalente ao Nota Paraná no estado e fazer o login com o CPF e senha.