No mundo das compras e do consumo, há uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores: a inclusão do CPF na nota fiscal. Por que fazê-lo e como isso pode trazer benefícios econômicos? Este artigo explora essa prática e seus efeitos.
CPF na nota: um ato com grandes consequências
A prática de informar o CPF na nota fiscal surge como uma tripla vantagem para os consumidores. Em primeira instância, há descontos em alguns estabelecimentos. Ao acumular notas fiscais sob o mesmo CPF, o consumidor pode ter acesso a abatimentos no IPVA ou no IPTU em certos estados brasileiros.
Ademais, essa ação também possibilita a participação em sorteios e a conquista de prêmios em dinheiro. Alguns estados realizam tais eventos mensalmente, baseando-se nas notas fiscais cadastradas sob um determinado CPF.
Nota Fiscal Paulista e suas vantagens
Um exemplo disso é o programa Nota Fiscal Paulista, introduzido pelo Governo de São Paulo em 2007. Esse programa devolve aos consumidores até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelos estabelecimentos que fizeram a emissão das notas fiscais. Além disso, os créditos do Nota Fiscal Paulista podem ser usados para o pagamento de impostos, como o IPVA, ou resgatados em dinheiro.
Algo interessante a se mencionar é que o programa permite que o consumidor opte por doar o valor do crédito a instituições beneficentes, ampliando o caráter cívico da iniciativa.
Os prêmios da Nota Fiscal Paulista
Os prêmios são entregues de acordo com o número de sorteios realizados. Em março de 2023, por exemplo, um morador de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, ganhou R$ 1 milhão concorrendo com apenas onze bilhetes eletrônicos. Outros quatro prêmios, no valor de R$ 500 mil cada, foram entregues a moradores de diferentes bairros da cidade.
Cadastrando-se no programa
Para participar do programa, os consumidores devem informar o CPF ou CNPJ durante a compra e solicitar a inclusão do número na nota fiscal. Além disso, é preciso lembrar que somente as notas fiscais emitidas por estabelecimentos paulistas que participam do programa são válidas para o acúmulo de créditos e a participação nos sorteios.
Feito isso, os consumidores podem se cadastrar no programa via o site oficial e o aplicativo do programa, onde é possível acompanhar os créditos, participar de sorteios e ter acesso a outras informações relevantes.
Com descontos e sorteios, o CPF na nota fiscal tem suas vantagens
Optar por incluir o CPF na nota fiscal traz vantagens que vão desde descontos e o recebimento de créditos que podem ser usados no pagamento de impostos ou resgatados em dinheiro, até a possibilidade de ganhar prêmios em sorteios mensais. Além disso, a prática também contribui com o cumprimento das obrigações fiscais e favorece a transparência na relação entre consumidores e estabelecimentos.