Com o passar dos anos, o sistema PIS/PASEP tem sofrido algumas mudanças importantes, principalmente para se adaptar melhor aos novos tempos e proporcionar uma experiência mais fluída e prática para seus usuários.
Novo critério para saque
A partir de fevereiro de 2024, foi implementado um critério único para a realização do saque do abono salarial: a data de aniversário do beneficiário. Isso irá impactar cerca de 24,5 milhões de trabalhadores que estiveram ativos em 2022 e que receberão o abono em 2024.
Valor a receber
O valor total a receber está atrelado ao salário mínimo, que recentemente obteve um acréscimo, portanto, em 2024 o benefício será de aproximadamente R$1.412.
Quem tem direito ao abono salarial?
De acordo com as regras vigentes, têm direito ao abono salarial todos os trabalhadores do setor privado com carteira assinada (PIS) e os servidores públicos (Pasep) que receberam até dois salários mínimos e exerceram atividade remunerada durante ao menos 30 dias no ano de referência (2022).
Além disso, é preciso que o trabalhador esteja inscrito há pelo menos cinco anos no programa e que seus dados estejam devidamente atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os beneficiários têm até 27 de dezembro deste ano para solicitar o abono.
Como consultar o abono salarial do PIS/Pasep?
Os valores do PIS são repassados pela Caixa Econômica Federal, podendo ser recebidos via conta corrente do banco ou pelo aplicativo Caixa Tem. No caso do Pasep, os pagamentos são realizados pelo Banco do Brasil, via TED ou Pix. Em ambos os casos, os valores podem ser sacados presencialmente em uma agência das respectivas instituições bancárias.
Para consultar mais detalhes sobre o benefício, o trabalhador pode acessar o aplicativo para celulares Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br, desde que tenha os dados para login e senha. Além disso, é possível utilizar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone 158.
Calendário PIS/PASEP 2024
Para o próximo ano, os pagamentos do Abono Salarial do PIS serão organizados de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Confira a lista completa de datas a seguir:
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto
Esteja sempre atento às mudanças e atualize-se para não perder nenhuma oportunidade.
Valor do abono varia conforme tempo de trabalho
O valor do abono salarial varia de acordo com o número de meses trabalhados, podendo chegar até o valor de um salário mínimo para quem trabalhou 12 meses no ano de referência. Para um trabalhador que exerça atividade remunerada durante um mês, por exemplo, será pago um total de R$ 117,66, segundo a tabela de valores da Caixa para 2024.
Para mais informações, acesse o site da Caixa econômica Federal.