Está aberta a temporada de declaração do Imposto de Renda 2024. Desde última terça-feira, os contribuintes podem iniciar o preenchimento dos formulários. E para aqueles que buscam agilidade neste processo, veja neste tutorial como não perder tempo na declaração do Imposto de Renda 2024.
Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Uma dica importante é ter em mãos todos os documentos necessários para a verificação dos dados, o que pode acelerar significativamente o processo. Além disso, a declaração pré-preenchida é um excelente recurso para ganhar tempo, já que ela já vem com alguns campos preenchidos. O requerente apenas precisará confirmar as informações.
Prazos para declaração do Imposto de Renda 2024
O envio da declaração começa a partir da próxima sexta-feira, dia 15, e vai até o dia 31 de maio. Preparar a declaração com antecedência pode facilitar o recebimento da restituição. E quem optar pela declaração pré-preenchida tem ainda outra vantagem: entra na fila de prioridades nos lotes de restituição.
Como fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024
A opção mais rápida para preencher a declaração é utilizar a opção pré-preenchida. Para isso, o contribuinte precisará ter uma conta gov.br com nível ouro ou prata. Com isso, a declaração já inicia com diversos campos preenchidos, embora seja necessário verificar as informações.
Passo a passo para preencher a declaração
Após baixar e abrir o programa do Imposto de Renda, a etapa inicial é selecionar “Declaração de Ajuste Anual” no menu à esquerda. Em seguida, escolha “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”. O contribuinte que já realizou declarações em anos anteriores terá parte das informações automaticamente preenchidas nas áreas “Identidade do Contribuinte”, “Dependentes” e “Alimentandos”, “Rendimentos”, “Imposto Recolhido na Fonte” e “Bens e Direitos”. No entanto, caso tenha havido mudança de endereço, e-mail ou telefone, essas informações precisarão ser atualizadas manualmente.
Finalizando o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2024
Depois de conferir todas as informações preenchidas automaticamente e fazer eventuais ajustes, é importante verificar se existe alguma pendência antes de finalizar. Para isso, basta clicar em “Verificar Pendências”. Ao fim do processo, o valor total de Imposto a Restituir estará disponível. Com todas as etapas concluídas, a declaração está pronta para ser enviada à Receita Federal.
O calendário para o Imposto de Renda 2024
A Receita Federal já divulgou o calendário dos lotes de restituição, que começam no dia 31 de maio e seguem até o dia 30 de setembro. Quem entrega a declaração antecipadamente tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes. A Receita Federal também estabeleceu algumas prioridades para a restituição, incluindo idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores e pessoas que optarem pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via PIX.
Novidades para Declaração do Imposto de Renda 2024
A Receita Federal incluiu algumas novidades na declaração de Imposto de Renda 2024. Entre elas, um maior detalhamento dos bens e correção automática das informações. Também vale lembrar que a receita continuará exigindo o número do recibo de entrega da última declaração dos contribuintes que apresentaram nos últimos dois anos.
Com essas dicas e o passo a passo detalhado, preencher a declaração do Imposto de Renda 2024 poderá ser mais rápido e menos estressante. Lembre-se: o prazo final para a entrega é 31 de maio. Portanto, não deixe para a última hora.