O Serasa anunciou que consumidores com dívidas vencidas há mais de 5 anos podem ter seus débitos anulados. Isso facilitaria sair da inadimplência e ter o nome limpo novamente, permitindo acesso a crédito e serviços financeiros. Porém, há requisitos a serem cumpridos para obter esse benefício.
Entenda o prazo de “caducidade” das dívidas
Muitos consumidores têm a expectativa que a dívida “caduca”, ou seja, deixa de existir após 5 anos. Porém, a realidade é outra. O prazo de cinco anos refere-se apenas ao período em que a empresa credora tem para cobrar judicialmente o valor da dívida. Após esse período, de fato o CPF do consumidor deixa de constar na lista dos órgãos de proteção ao crédito e a empresa perde o direito de buscar a cobrança judicial do débito. Contudo, isso não quer dizer que a dívida deixa de existir e que o pagamento do valor devido não seja mais obrigatório.
Alternativas para o pagamento da dívida
No caso do consumidor não conseguir ter a sua dívida perdoada, existe ainda a possibilidade de se buscar a renegociação do valor devido. A partir do ano passado, houve a criação do programa Desenrola Brasil, que ampliou significativamente as ofertas voltadas para a renegociação de dívidas, proporcionando melhores condições financeiras para os brasileiros. Recentemente, houve uma expansão das parcerias do programa, que passou a contar com a adesão da Serasa. Desse modo, os inadimplentes podem, agora, buscar tais ofertas de renegociação também por meio da plataforma da Serasa, seja através do site ou do aplicativo do órgão.
Como funciona a Renegociação para inadimplente?
Os consumidores que se encontram em situação de inadimplência por mais de cinco anos também têm a oportunidade de participar da renegociação, que oferece um desconto médio de 96% no valor do débito. A parceria com o programa Desenrola Brasil já beneficiou cerca de 12 milhões de pessoas que estavam com dívidas em atraso. Conforme informado pela Serasa, aproximadamente 455 mil pessoas já verificaram as ofertas do programa Desenrola através de seus canais de atendimento.
Desenrola Brasil: Saiba mais sobre o programa
O programa integrado com o Serasa oferece descontos de até 96% para dívidas negativadas de 2019 a 31 de dezembro de 2022, até R$ 20 mil, podendo ser parceladas em até 60 vezes. Com uma taxa de juros mensal de 1,99%, a renegociação visa regularizar a situação financeira do consumidor, incentivando seu retorno ao mercado de crédito e impulsionando a economia.