Para auxiliar as pessoas desempregadas na luta para se restabelecerem no mercado de trabalho, o estado de São Paulo criou o Bolsa Trabalho, parte do Programa Bolsa do Povo. A iniciativa garante um auxílio no valor de R$ 540 por mês, durante cinco meses, para os participantes.
Como funciona o Bolsa Trabalho do Bolsa Do Povo?

O programa distribui aos inscritos oportunidades de trabalho e de qualificação profissional. Os participantes prestam serviços em órgãos públicos conforme as demandas municipais e, simultaneamente, realizam cursos de capacitação profissional. A bolsa-auxílio mensal de R$ 540 é fornecida durante o período de participação no programa.
Quem pode se beneficiar do programa
Para se candidatar, é necessário cumprir os seguintes critérios:
- Estar desempregado há, pelo menos, um ano
- Não ser beneficiário do Seguro Desemprego ou qualquer outro programa assistencial semelhante
- Ter renda per capita de até meio salário-mínimo
- Residir no estado de São Paulo há, no mínimo, dois anos
- Ser o único beneficiário do programa por núcleo familiar
Inscrições e convocações
As inscrições para o Bolsa Trabalho são realizadas online, gratuitamente, através do portal Bolsa do Povo. As convocações são publicadas no Diário Oficial do Estado, informando locais e datas para entrega da documentação necessária. Além disso, os candidatos são notificados por e-mail, SMS e contato telefônico.
Como é realizado o pagamento do benefício
O pagamento do auxílio é efetuado através do Cartão Bolsa do Povo, emitido especificamente para benefícios do programa Bolsa do Povo. Para assegurar o recebimento do benefício, é necessário manter a regularização do CPF perante a Receita Federal.
Onde buscar mais informações e solucionar dúvidas sobre o Bolsa Trabalho
Os interessados em conhecer mais sobre o programa, tirar dúvidas ou obter informações adicionais podem contatar a Central de Atendimento do Bolsa do Povo pelo número 0800 7979 800. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Municípios que desejam aderir ao programa podem realizar o cadastro no portal Bolsa do Povo, indicando locais de apoio e coordenadores locais.