Nesta quarta-feira (13), o Ibovespa abre em queda de 0,17%, aos 127.454,64 pontos. Ontem, o pregão da bolsa brasileira terminou em alta de 1,22 aos 27.667,84 pontos.
A agenda de hoje está mais calma, com alguns dados europeus e americanos, porém o que machuca o pregão e a “novela” com a Petrobras e notícias da Vale.
Na Europa, saiu o PIB do Reino Unido. O dado subiu 0,2% em janeiro na comparação com o mês de dezembro, quando dado teve uma contração de 0,1%. Os economistas consultados esperavam que o PIB crescesse apenas 0,1% no período.
Outro indicador foi a produção industrial da zona do euro caiu 3,2% em janeiro na base mensal e, na base anual, a queda foi de 6,7%. As quedas superaram as estimativas do mercado, que previam um recuo de 1,1% na base mensal e de 2,1% na base anual.
Nos Estados Unidos, um dia mais calmo antecipa os dados importantes de amanhã, como IPP, vendas de Varejo e pedidos de desemprego. O que movimento a bolsa americana é estoque de petróleo bruto.
Por aqui, investidores seguem atentos aos nos dias de Petrobras e Vale. De um lado, após comentários sobre a possibilidade da estatal voltar atrás e distribuir os dividendos extraordinários, tal informação foi negada pela própria companhia.
Do outro, a mineradora Vale pode ser que seja pressionada no pregão de hoje pelo recuo do minério de ferro na Ásia e também por causa da incorporadora chinesa Country Garden, que não conseguiu pagar os juros de papéis denominados em moeda local, pressionando a bolsa.
Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News: