Nesta terça-feira (12), o Ibovespa inicia sua sessão em alta de 0,83%, a 127.165 pontos. No pregão de ontem, por conta da Vale e Petrobras, o índice perdeu 0,75%, aos 126.123,56 pontos.
Os dados importantes que saíram na Europa, foram a taxa de desemprego do Reino Unido e o IPC na Alemanha. Segundo dados publicados pelo ONS, a taxa de desemprego do Reino Unido subiu para 3,9% no trimestre até janeiro, ante 3,8% nos três meses até dezembro do ano passado.
Por outro lado, o salário mostrou avanço anual de 6,1% no trimestre até janeiro, obtendo uma leve desaceleração em comparação com o ganho de 6,2% registrado no trimestre até dezembro.
Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) alemão ficou em 0,4% no mês de Fevereiro. O dado não surpreendeu ninguém, uma vez que os analistas previam exatamente o número publicado.
Já nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,4% em fevereiro, ligeiramente acima do resultado do mês anterior, quando aumentou 0,3%. O dado também superou as apostas, de 0,3%. O núcleo de inflação, ficou em 0,4%, em linha com o resultado de janeiro e com as expectativas do mercado.
Por fim, no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro foi de 0,83% ante taxa de janeiro (0,42%). No ano, o IPCA acumula alta de 1,25% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, próxima aos 4,51% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Os dados de inflação vão ditar o ritmo das bolsas europeias, brasileira e as americanas.
Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News: