Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Lula, o gigante auxílio Bolsa Família terá uma mudança em seu calendário de pagamentos este mês. Famílias de diversas cidades brasileiras poderão esperar então pela antecipação do benefício.
Atualmente, o programa conta com mais de 20 milhões de beneficiários, sendo uma peça-chave no sustento de um grande número de famílias brasileiras.
Quem são os beneficiários da antecipação

A antecipação vai abranger famílias em nove estados brasileiros que se encontram em situação de emergência. São eles: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.
No entanto, nem todas as cidades destes estados listados terão direito à antecipação do pagamento. O Ministério deve divulgar em breve a lista completa de cidades privilegiadas.
Como será o pagamento e a consulta dos valores
O pagamento unificado para essas famílias beneficiadas será realizado a partir do dia 15 de março. Portanto, os beneficiários não precisarão seguir a ordem do calendário e todos poderão sacar no dia 15, independente do número final do NIS.
A consulta ao valor da parcela do Bolsa Família já está disponível pela Caixa Econômica Federal e o valor médio do benefício deve se manter em torno de R$ 680. A consulta atualizada pode ser feita através de diversos canais, como:
– Aplicativo do Bolsa Família
– Aplicativo Caixa Tem
– Aplicativo do CadÚnico
– Portal Cidadão da Caixa
A consulta do Bolsa Família também pode ser realizada pelo CPF, tanto pelo aplicativo Caixa Tem quanto pelo Portal Cidadão da Caixa.
Sobre as aprovações no programa
Se você está em busca de informações sobre como saber se foi aprovado para o Bolsa Família, é importante entender que o processo de aprovação é realizado pelo governo, através da análise dos dados fornecidos pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Para verificar a situação do seu benefício, é recomendado acessar as mesmas plataformas de consulta citadas acima.
Calendário do Bolsa Família em Março
Para as famílias que não se enquadram na antecipação itinerária, o calendário do Bolsa Família em março terá início a partir do dia 15. As datas específicas de pagamento serão de acordo com o último dígito do NIS, variando de 15 de março (NIS final 1) até 28 de março (NIS final 0). É importante respeitar essas datas para evitar atrasos no recebimento do benefício.