O PIS/PASEP é um benefício essencial para muitos trabalhadores brasileiros. Todos os anos, milhares de pessoas aguardam o anúncio do calendário de pagamento desse abono salarial. Porém, para muitos, a ansiedade se transformou em decepção neste ano.
Atraso no Pagamento

Acontece que muitos trabalhadores que contribuíram durante o ano de 2023 estão se demonstrando desapontados com o anúncio recente do governo. A Caixa Econômica Federal apenas realizará o pagamento do PIS/PASEP em 2024 para os trabalhadores do ano-base 2022, deixando quem exerceu suas atividades no ano subsequente sem o desembolso do benefício para este ano.
Por que o atraso?
Com a pandemia da covid-19, houve um adiamento no pagamento do benefício, ocasionando um acúmulo de um ano. Logo, o pagamento do valor para os trabalhadores de 2023 apenas será realizado no ano de 2025.
Calendário do PIS/PASEP
O calendário do PIS/PASEP Ano-Base 2022 já tem datas confirmadas e os pagamentos começarão a ser realizados a partir do dia 15 de fevereiro de 2024. O valor do abono salarial varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e é proporcional aos meses trabalhados no ano-base, podendo chegar até a R$1.412, de acordo com o salário mínimo atual.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Para ter direito ao abono salarial do PIS/PASEP, é necessário estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, ter recebido até dois salários mínimos por mês, e os dados devem estar corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Contudo, empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física e pessoas empregadas por uma pessoa física equiparada à jurídica não têm direito ao benefício.
Como receber o PIS?
Existem diferentes formas de receber o abono salarial do PIS. Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal terão o benefício depositado diretamente em suas contas. Aqueles que não são correntistas da Caixa receberão através da Poupança Social Digital, que pode ser acessada através do aplicativo Caixa Tem.
Respondendo à pergunta inicial
Voltando à questão inicial, infelizmente, aqueles que trabalharam em 2023 não receberão o PIS/PASEP em 2024. Estes deverão aguardar até 2025 para poderem receber o pagamento do abono salarial referente ao ano em que trabalharam.