Contrariando expectativas iniciais, o calendário do 13º salário do INSS deverá sofrer modificação e ser antecipado já no próximo mês. Os aposentados e pensionistas, que inicialmente acreditaram que o calendário tradicional de pagamento seria mantido, podem receber a gratificação ainda no primeiro semestre.
O que muda no cronograma de pagamento do 13º salário do INSS?

O cronograma de pagamento do 13º salário do INSS é geralmente dividido entre os meses de agosto e novembro, sendo que os beneficiários recebem 50% do valor total em cada parcela. Contudo, mudanças estão em vista.
Segundo informações veiculadas pela imprensa, o governo federal deve manter a antecipação do 13º salário do INSS, prática que tem sido adotada desde o início da pandemia. A intenção é injetar de uma só vez R$ 66 bilhões na economia brasileira, através da liberação das duas parcelas do benefício.
Com a confirmação da antecipação, a previsão de pagamento ficaria assim:
- 1ª parcela: junto com salário de abril;
- 2ª parcela: junto com salário de maio;
Como ficará o calendário de pagamento do 13º salário do INSS?
O pagamento do 13º salário do INSS seguirá o mesmo período de depósito do salário comum. Consulte abaixo as datas:
1ª parcela – paga em abril
- Benefícios de até 1 salário mínimo: os pagamentos se iniciam em 24 de abril para aqueles com número final do benefício 1 e terminam em 8 de maio para aqueles com número final 0.
- Benefícios acima de 1 salário mínimo: iniciarão os pagamentos em 2 de maio para aqueles com número final 1 ou 6, e terminarão em 8 de maio para aqueles com número final 5 ou 0.
2ª parcela – paga em maio
- Benefícios de até 1 salário mínimo: os pagamentos se iniciam em 24 de maio para aqueles com número final do benefício ‘1’ e terminam em 7 de junho para aqueles com número final 0.
- Benefícios acima de 1 salário mínimo: iniciarão os pagamentos em 3 de junho para aqueles com número final 1 ou 6, e terminarão em 7 de junho para aqueles com número final 5 ou 0.
Salienta-se ainda que os valores só serão liberados nas datas indicadas para os beneficiários que estiverem dentro das regras de saque.
Posicionamento oficial
Até o momento, o governo federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não confirmaram oficialmente a antecipação do 13º salário. Portanto, estas informações ainda estão sujeitas a alterações.
Esta medida, de qualquer forma, é vista com bons olhos face às atuais circunstâncias econômicas do país. Muitos aposentados e pensionistas são responsáveis pela principal renda de suas famílias e a antecipação do 13º pode aliviar o orçamento doméstico neste momento de crise.
Continue acompanhando nossas atualizações para mais informações sobre a antecipação do 13º salário do INSS.