Na sexta-feira (8), foi publicado pelo Diário Oficial do DF, o novo calendário de pagamento do Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o ano de 2024. O documento informa que os contribuintes poderão quitar a dívida, tanto em cota única, quanto dividida em até seis vezes.
Vencimentos do IPTU em maio

De acordo com as informações do calendário, os vencimentos das parcelas têm início entre os dias 13 e 17 de maio. A divisão das datas se dá com base no número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF).
Detalhes sobre o pagamento do I´TU
A Taxa de Limpeza Pública (TLP) será cobrada no mesmo boleto do IPTU. Segundo a Secretaria de Fazenda, as parcelas do imposto podem ser pagas em valores iguais e sucessivos, sendo que cada uma não pode ser inferior a R$ 20 – isso já considerando os dois tributos. Caso a soma do valor do IPTU e da TLP seja menor que R$ 40, o pagamento deverá ser efetuado em cota única. O objetivo dessa divisão é facilitar o pagamento para o contribuinte e garantir que os prazos sejam cumpridos de maneira adequada.
O impacto do IPTU
Este imposto é uma das principais fontes de receita dos municípios brasileiros e é de grande importância para o orçamento da cidade, já que é utilizado para financiamento de diversas ações, incluindo infraestrutura, saúde e educação. Fique atento às datas de vencimento do seu IPTU 2024 e evite transtornos com multas e juros por atraso. Leve em consideração essas informações ao fazer seu planejamento financeiro para o próximo ano. Para mais informações, procure a Secretaria de Fazenda do seu município. Informe-se e cumpra com suas obrigações, colaborando para o desenvolvimento e a manutenção da sua cidade.