Todo o final de ano os trabalhadores brasileiros, aguardam com grande expectativa o pagamento do 13º salário, seja para quitar dívidas, para potencializar a comemoração das festas de final de ano ou mesmo para poder poupar. Afinal, esse dinheiro extra sempre torna a vida um pouco mais respirável.
Para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esta renda extra é um direito garantido por lei e, portanto, é muito importante entender de que forma ele é calculado e como será o pagamento deste benefício. Portanto, confira abaixo algumas informações importantes sobre o 13º salário do INSS.
Quem tem direito ao 13º do INSS?

Independente do valor do benefício, ainda que seja o salário mínimo, todos recebem seu 13º salário do INSS. Este é calculado com base como o valor integral que o pensionista ou aposentado recebe anualmente, dividido por 12 e corrigido de acordo com a tabela do Imposto de Renda.
Pandemia e antecipação do 13º
Devido à pandemia da Covid-19, o governo federal tomou a decisão de antecipar o 13º para o primeiro semestre em 2020. Essa mesma medida foi tomada nos anos seguintes, com a primeira parcela sendo depositada em maio e a segunda em junho.
Contudo, para o ano de 2024, a possibilidade de antecipação do 13º salário do INSS está sendo discutida. Por enquanto, não há uma definição oficial, nem um calendário estabelecido de pagamentos antecipados para NIS de 1 a 0.
Como é o pagamento se não houver antecipação?
Caso a antecipação não seja confirmada, os pagamentos do 13º salário do INSS serão feitos em duas parcelas, nos meses de agosto e novembro. Esse é o calendário tradicional estabelecido pelo INSS, e mesmo que haja alteração, você receberá em duas parcelas dentro do primeiro semestre de 2024.
Como consultar o 13º do INSS?
Verificar a data e valor do seu 13º é bastante simples. Existem duas maneiras principais: Pela internet, acessando o site do Meu INSS; Por telefone, através do número 135, informando seu CPF e seguindo os procedimentos de segurança.
Nos dois casos, será necessário ter em mãos o número do seu benefício, sem considerar o dígito verificador. A consulta online requer um cadastro prévio para acesso.
Estimativa do valor do 13º salário do INSS em 2024
Estima-se que o valor do décimo terceiro salário para os aposentados que recebem o salário mínimo será de R$ 1.412, representando um aumento de 8,4% em relação ao salário mínimo de 2023. Já para os segurados que ganham acima do salário mínimo, o aumento será de 3,71%. O teto dos benefícios pagos pelo INSS será de R$ 7.786,01.
Portanto, aposentados e pensionistas do INSS, fiquem de olho no calendário de pagamento e nos anúncios do governo. Qualquer novidade sobre a antecipação do 13º, estaremos aqui para avisar!